Por Fabrício Oliveira
Tendo em vista traçar o mais completo perfil do comércio de queijos artesanais de Belo Horizonte, a SerTãobras está desenvolvendo uma pesquisa sobre a dimensão e a importância do mercado desse produto na capital mineira, certamente, um de seus maiores centros de consumo do Brasil.
Sob a coordenação da equipe SerTãobras em BH, eu, consultor comercial Fabrício Oliveira, tenho percorrido dezenas de postos de vendas de queijo artesanal nesta cidade, não só para identificar as origens e dimensionar as quantidades encontradas em cada um deles, mas também para enfatizar aspectos relativos às embalagens, às condições sanitárias e aos entraves legais da comercialização, tudo conforme as diretrizes previamente traçadas pela direção da SerTãoBras.
Abaixo, confira o mapa do Mercado Central de Belo Horizonte, com a localização exata de todas as lojas onde são vendidos queijos artesanais de leite cru:
O trabalho começou há trinta dias, com previsão de duração de três meses. Já encontramos algumas surpresas agradáveis como o preço baixo do Canastra em promoção no Mercado Central…
Se por um lado, temos um público consumidor ativo e interessado em conhecer as histórias e tradições do queijo, por outro lado, temos gestores de grandes redes de hipermercados completamente alheios às características regionais do produto.




O estudo tem possibilitado a descoberta de produtores ousados, participativos, que encaram com grande determinação a colocação de seus produtos em nichos específicos de mercado e que geram, com isso, novas perspectivas para a sobrevivência do legítimo queijo de leite cru.