Marco Paulo Quirino Costa é fabricante do Gir da Lenda, um queijo de leite cru de massa semi prensada que ele cura 40 dias para potencializar o sabor. “Pertenço a uma família, originalmente rural, desde os idos de 1837, quando meu bisavô Luís Quirino construiu a Fazenda Lagoa em Ibitira, Martinho Campos, Minas Gerais. De lá pra cá, já sou a 4º geração de produtores de leite e consequentemente seus derivados, mais especificamente o queijo” se orgulha Marco.


“Somos criadores do gado da raça GIR. Animais rústicos, originários da India, sendo o Gir um zebuíno com aptidão leiteira. Este gado produz um leite de ótima qualidade, com altos teores de gordura e extremamente saboroso, tornando-se assim, um dos melhores para produção de queijos.”


O queijo do Gir da Lenda é feito há mais de 20 anos. Mas Marco sentia que necessitava se aprofundar na arte de maturação de queijos e viajou para a França para assistir ao curso intensivo de cura da Maison Mons em setembro de 2018. Após ter aulas teóricas e práticas de métodos de cura diferentes para cada família tecnológica queijeira, ele voltou com força total para revolucionar o queijo artesanal brasileiro.


“Eu vi que precisava dar um “up grade” no meu negócio. Estamos vivendo aqui no Brasil, um momento jamais visto, quanto à valorização da produção e comercialização de queijos. Marco agora dá consultorias para produtores de queijo que queiram implantar um sistema de maturação na sua produção.


Contato: 55 34 99318 1515
e-mail: mp. [email protected]
Fazenda Lagoa em Ibitira, Martinho Campos, MG
Facebook
Fazenda Lagoa em Ibitira, Martinho Campos, MG