Menu Fechar
Fechar
image

Tradição familiar

Produtor de queijo há mais de 30 anos, Reinaldo de Faria Costa aprendeu o ofício com o pai, ainda criança, e hoje trabalha com o filho Vinícius Costa e a esposa Lindair Santos na Fazenda Capivara, em Vargem Bonita, na Serra da Canastra (MG).

Seu queijo amarelado de massa uniforme e amanteigada é famoso e acumula prêmios importantes. Ele foi o grande vencedor do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, promovido pela Emater-MG, em 2020. Recebeu Medalha de Prata no Mundial du Fromage, na França, em 2017. E vem ganhando reconhecimento e condecorações em concursos municipais, regionais e nacionais. “Acredito que isso seja fruto de um trabalho que procuramos melhorar a cada dia. Não adianta fazer queijo bom só um dia. O meu tem padrão, não fica variando, o sabor é sempre o mesmo”, diz Reinaldo.

Estamos juntos faça chuva, faça sol, 365 dias por ano, pedindo saúde para trabalhar e a cada dia melhorar. Este foi o trabalho que quis e eu me dedico mesmo. Se é para fazer, tem que ser bem feito”

O casal Reinaldo e Lindair: ele produz e ela comercializa os queijos. Foto: Arquivo Pessoal

A qualidade do Queijo Reinaldo começa no cuidado com as vacas girolandas e vai até a fabricação, tudo feito com carinho. Cerca de 30 a 40 peças por dia são feitas com a receita típica do Queijo Minas Artesanal (QMA) da região da Canastra: leite cru, pingo, coalho e sal. Reinaldo diz que o calor da mão faz toda diferença no produto final. “Não pode colocar muita força na hora de prensar, o coração bate lá no queijo”.

O Queijo Reinaldo é inspecionado pelo IMA e possui Selo Arte, ou seja, tem chancela para ser comercializado em todo o território nacional. As vendas acontecem com parceiros espalhados por todo o Brasil, também no Empório Queijos Reinaldo, que fica em Vargem Bonita, e também pela internet, pelos contatos abaixo.

No vídeo abaixo ele conta a experiência que teve com o garimpo e por que hoje é um garimpeiro desse diamante que é o QMA:


CONTATOS

PRODUTORES: Reinaldo de Faria Costa e família
ENDEREÇO: Fazenda Capivara, Vargem Bonita (MG)
INSTAGRAM: @queijos_canastra_reinaldo
TELEFONE: (37) 98805-1788

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters