Menu Fechar
Fechar
image

O destino o levou de volta às origens

Marinho de Sousa é quem comanda a Fazenda Caju, uma pequena propriedade no distrito de Gravatá, em Ceará-Mirim, na Grande Natal. Mas sua história com o queijo vem de várias gerações… ele conta que da família materna ainda tem um tio queijeiro: “Nossas origens vieram do Seridó do RN, Currais Novos”.

No final de 2017, aos 38 anos, Marinho foi até a Paraíba ver um gado gir. Ele queria começar a criar por hobby, planejava adquirir umas 6 cabeças, mas o criador (Alberto Bandeira) só vendia o rebanho todo.

Queijo coalho e ricota são os carros-chefes da produção.
Fotos: Arquivo Pessoal

No melhor momento de loucura da minha vida, acabei comprando 60 animais de uma só vez, um rebanho já consolidado com 23 anos de seleção. Logo nossa vida mudou e tive que abandonar tudo o que fazia para me dedicar à fazenda”

A partir de então, Marinho e o tio Adonias Galvão deram uma revisada nas receitas e começaram a produzir coalho, ricota e cabacinha. Mas fazem outras experimentações…

Na Fazenda Caju já são feitos também uns queijos maturados de leite cru…
o de 30 dias chama Vale Verde e o de 90 dias Guaporé
Fotos: Arquivo Pessoal

Visionário e empreendedor, Marinho busca melhorias constantemente e tem conseguido agregar valor aos seus produtos. Ele chama a atenção da imprensa do Rio Grande do Norte por novidades que vai implementando no dia a dia do negócio.

Atualmente são beneficiados cerca de 60 litros de leite por dia, mas para 2023 o plano é aumentar para uma média de 200 litros por dia e continuar com as vacas gir leiteiro selecionadas se alimentando de pastagem nativa e suplemento energético.

Seu rebanho é livre de tuberculose e brucelose e desde outubro de 2019 tem o registro estadual para queijos com leite cru.

A Fazenda Caju está aberta à visitação mediante agendamento.

Contatos

Proprietários: Marinho de Sousa Neto e Marilia Medeiros Soares (administração)

Endereço: A Fazenda Caju está localizada em Ceará Mirim, a 35 km de distância da capital Natal

Telefone: (84) 99961-5589

Email: [email protected]

Instagram: @fazenda_caju     

Facebook: https://www.facebook.com/fazendacaju

Site: fazendacaju.com

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters