Menu Fechar
Fechar
image

O casal franco brasileiro Lívia Trevisan e Samuel Cambefort, 3 filhos, deram uma guinada na vida para realizarem o sonho do queijo em uma fazenda agroecológica na cidade de Jaguapitã, ao lado de Londrina-PR. “Trabalhei como chef de cozinha na Itália, Espanha, Estados Unidos e França. Samuel era diretor em informática. A paixão por queijos sempre foi unanimidade entre nós” disse Lívia.

FOTO: ESTÂNCIA BAOBÁ/ Acervo Pessoal

O casal produz queijos frescais e maturados de vaca e ovelha, requeijão cremoso, requeijão de corte (receita da bisavó de Lívia), coalhada seca com Zattar e 3 tipos de boursin, vendidos em trio:  o de ervas finas e alho, cebola e salsinha, curry, canela e damasco), o boursin de cranberry, amêndoas e raspas de limão e o 3º com páprica defumada, tomate seco e ervas. Eles fazem 3 tipos de doce de leite, com flor de sal, fava de cumaru e o pain d’épices (com especiarias). “Para o segundo semestre vamos lançar os queijos de mofo branco em teste, tipo brie de vaca e ovelha, saint-marcellin, crottin de ovelha e outros de massa dura e maturados, como o gouda e emmental.” disse a produtora.

Queijos premiados no Mundial do Queijo do Brasil FOTO: ESTÂNCIA BAOBÁ/Acervo Pessoal

A Estância tem 64 hectares, mas somente 18 são utilizados. “Nosso pasto é orgânico, via rede ecovida de certificação participativa. Agora estamos certificando as vacas e agroindústria. Não usamos hormônios, antibióticos, transgênicos, herbicidas ou pesticidas. Os animais e a terra são  tratados com homeopatia e fitoterapia. Estamos introduzindo pequenas agroflorestas nos pastos, para melhorar o bem estar dos animais pelo sombreamento, melhora gradativa e perene do solo e também uma futura fonte de renda”.

Carrapatos e verminoses das ovelhas são controladas com sistema de pastagem rotativo. Aqui também não fazemos indução de cio, sendo assim o leite das ovelhas é somente durante a temporada de lactação e nossos queijos são sazonais” disse Lívia. A transformação do leite é diária e o excedente é vendido. Para o casal, o grande problema é a falta de outros produtores agroecológicos para trocar informações. “Mas temos ajuda da rede ecovida. Se há um problema com milho, temos 15 famílias que podem nos ajudar com as sementes” disse Samuel.

FOTO: ESTÂNCIA BAOBÁ/Acervo Pessoal

Agroecologia é tudo, é o amor, interação entre homem, animal e terra em sintonia. Queremos ser prova viva desse ideal, disseminar educação agroecológica para crianças e mostrar a todos que investir no orgânico é ter lucro também.

CONTATOS:

  • PRODUTORES: Livia Trevisan e Samuel Cambefort
  • ENDEREÇO: Pr 170 Km 27,5 Rural, Jaguapitã – PR, 86610-000
  • TELEFONE: (43) 99190-3278
  • INSTAGRAM: @estanciabaoba

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters