Menu Fechar
Fechar
image

“Das lembranças mais antigas que me remetem a paixão pelo leite, me vem a lata de leite nas mãos, pés descalços a andar pelas ruas do bairro São Cristóvão, em direção ao centro de Valença, onde moravam meus avós. Chegávamos por volta das 17 horas, quase sempre mesmo horário que meu avô Jose Felício chegava em seu Jeep laranja, com as latas de leite vindas da fazenda. Uma fila de gente se formava em seu portão para comprar o leite fresco. Vovó Toninha já tinha com ela um pano sempre limpinho para coar o leite, e com uma caneca para encher as latas de leite dos fregueses. Em algum momento chegava nossa vez de encher a lata, pedir a benção e voltar com os pés descalços rua a fora” lembra o produtor Fabrício Vieira.

Com tanta recordação, Fabrício conta que aos 12 anos pediu para seu pai de presente uma vaca e atendendo o seu pedido, eles foram até um exposição agropecuária. Chegando lá, pela primeira vez, Fabrício viu uma cabra e ficou encantado. “Foi amor a primeira vista”. disse Fabrício.

Eles voltaram para o sítio com a cabra, porém, na época, ainda não tinham capril. Providenciaram um de sapê e madeira de aproveitamento, que segundo ele, ficou uma “lindeza só”. Assim começou o capril do lago em 1986.

Foto da cabra tirada no Capril do Lago / ACERVO PESSOAL

Fabrício conta que chegou a se formar em odontologia, afinal, na família são 38 dentistas e não resistiu a esse dom. Na profissão ele também se encontrou e prosperou, porém, as cabras, as vacas, o leite e principalmente os queijos, sempre estiveram em seu alicerce.

“Meu pai que tentou fugir para a odontologia, nunca conseguiu se ver livre dessa maravilhosa tradição.”

Passados anos e com eminência da síndrome do ninho vazio, tendo em vista o crescimento dos filhos, Fabrício buscou em seu alicerce um preenchimento para toda essa angústia e então, decidiu voltar ao Capril com a missão de resgatar a essência da sua família e a história dos queijos artesanais de Valença.

Foto tirada no Capril do Lago / ACERVO PESSOAL

Fabrício Le Draper Vieira é o idealizador do Capril do Lago. Dentista, empreendedor, professor de cursos de pós graduação, Fabricio é também a 4 geração leiteira da família, a 1 em criação de cabras.

No Capril, faz um pouco de tudo, alimenta os animais, atua com cuidados médicos, ordenha e produção e elaboração queijos e também os quitutes da degustação.

“Sempre gostei muito da vida na roça, dos animais, cresci aqui. Amo culinária, estou estudando gastronomia, estamos fazendo experiências e melhorando nossos produtos cada vez mais.”
Fabrício Le Draper Vieira Produtor e idealizador do Capril do Lago / FOTO: ACERVO PESSOAL

O Capril do Lago, fica localizado em Valença no Rio de Janeiro, no vale do café. Cerca de 600 metros do nível do mar, na base da serra dos mascates, região onde surgiu o queijo prato.

Os queijos são produzidos com leite cru de cabra Saanen e de vaca Tricrox e curados com mais de 30 dias. Em média eles utilizam 100 litros de cabra e 200 de vaca por dia.

Com a produção de queijos artesanais, degustação e turismo rural, o Capril do lago está aberto ao público com agendamento prévio pela loja on-line. Link: wa.me/c/5524998682332

Queijo ganhador da Medalha de prata no Mundial do Queijo do Brasil em São Paulo 2022 / FOTO: ACERVO PESSOAL

Produtor: Fabrício Le Draper Vieira
Contato: (24) 99868-2332
Endereço: RJ-145, 27470 – Varginha, Valença – RJ, 27600-000
Instagram: @caprild

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

Funcionamento
  • segunda09:00 - 17:00
  • terça09:00 - 17:00
  • quarta09:00 - 17:00
  • quinta09:00 - 17:00
  • sexta09:00 - 17:00
image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters