Menu Fechar
Fechar
image

Samara de Paula Lopes é a quarta geração de produtoras de leite. Ela é agricultura familiar e sempre fez queijos para o consumo próprio de acordo com os ensinamentos dos seus avós mineiros.

No ano de 2020 entendeu que era necessário levar a arte láctea para outras famílias, foi quando intensificou os estudos e visitas técnicas, buscando conhecer ainda mais a história queijeira e o modo de fazer dos seus ancestrais.

Da união da paixão por produção de leite e queijos nasceu o Ateliê du Leite.

Queijo Paiol Velho, elaborado com leite cru e maturado por no mínimo três meses.
Foto: Arquivo pessoal

A queijaria fica localizada na Serra do Paiolinho (710m de altitude), na comunidade do Paiolinho, distrito de Parapeúna, no Sítio Alto do Paraíso onde os queijos são produzidos.

Os queijos são produzidos com leite cru, maturados na própria fazenda e curados (mais de 30 dias). Além dos deliciosos queijos, eles produzem doce de leite que foi medalha de bronze no 2° Concurso de queijos e produtos lácteos no mundial do queijo do Brasil, e o iogurte  desnatado e natural, que também ganhou medalha de ouro no Mundial em 2022.

Doce de leite ganhador da medalha de bronze / Foto: Arquivo pessoal

Tudo que é produzido no Ateliê du Leite é feito com o leite ordenhado das vacas do sítio. “As vacas são mestiças de Gir x Holandês e nosso rebanho leiteiro gira em torno de 37 vacas (lactantes e em pré-parto). Nossas vacas são livres e possuem acesso ao pasto (possuímos sistemas de piquetes rotacionados), durante o período de estiagem ofertamos cana-de-açúcar e silagem produzida aqui de Capiaçu. Estamos sempre focados em cuidar e proporcionar melhorias no bem-estar e sanidade das vacas para que elas manifestem o comportamento natural da espécie.” disse a produtora.

A nossa matéria-prima sagrada é o leite e ele vem do cuidado com as nascentes de água, com as forrageiras, com a criação dos bezerrinhos, com a saúde e o bem-estar de todos que estão envolvidos no processo produtivo e regenerativo do sítio.

Rebanho do Sítio Alto do Paraíso / Foto: Arquivo pessoal

Um dos queijos produzidos na fazenda é o Queijo Prato Valenciano que tem uma história muito legal.

Por volta de 1920, uma família de Dinamarqueses migrou para a cidade de Valença, especificamente para a Fazenda Vista Alegre, começaram a produzir queijos e tentaram reproduzir a receita do Dambo (queijo dinamarquês).

Mas, com o clima tropical, forragem, água e microbiota do solo diferentes do país de origem, o queijo ficou diferente da receita original. Ele ficou baixo, cilíndrico e mais fermentado.

E o mais curioso, ficou no formato do PRATO que foi maturado. Por isso ganhou o nome de Queijo Prato.

Queijo Prato Valenciano produzido no Sítio Alto do Paraíso.
Foto: Arquivo pessoal

A queijaria também trabalha com visitação e é uma grande chance de se conectar com a natureza e viver uma experiência rural e gastronômica. Na visitação você vai entender da comida das vacas, ver a vida no sítio, sentir de perto o contato animal, respirar o ar puro e degustar todos as delícias que são feitas no local. Para saber mais, é só clicar aqui.

Produtores: Samara, Célia, Donizete e Leonardo
Contato: (32) 98490-4337
E-mail: [email protected]
Endereço: Estrada do Paiolinho n 6000, Parapeúna, Valença RJ – Cep 27650-000
Instagram:@atelieduleite

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

Funcionamento
  • segunda09:00 - 17:00
  • terça09:00 - 17:00
  • quarta09:00 - 17:00
  • quinta09:00 - 17:00
  • sexta09:00 - 17:00
image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters