Jadir da Costa Pereira e sua esposa Cida fabricam queijo na Fazenda São Bento (Vargem Grande Serra da Canastra), continuando uma tradição familiar de várias gerações.
“Cresci vendo meus pais fazendo queijo, eles trabalhavam na fazenda do Carlito e da Rosa, onde a tradição do queijo artesanal é antiga. Morei com eles até a idade de 27 anos. Desde 1983 comecei a fazer queijos, já paramos algumas vezes porque as condições de vida são difíceis para o pequeno produtor, mas sempre voltamos e continuamos pois essa tradição é familiar, é a nossa raiz. Nós participamos do Mundial do Queijo do Brasil em Araxá e lá percebemos que nosso queijo tem futuro!” disse
Os queijos frescal, meia cura e curado são vendidos no próprio local. Também é possível encomendar para entrega por queijeiros parceiros.
A gama de produtos artesanais da fazenda é enriquecida com manteiga de leite cru e doces. Os doces são feitos no tacho de cobre em fogão à lenha, receita de família.
“Todos nossos produtos são sem conservantes, sem aditivos. No queijo usamos leite, sal, coalho e pingo, que garante o sabor e a qualidade do queijo” disse Jadir.
Ele está no momento fazendo as adaptações necessárias para regularizar a produção de acordo com o estipulado pelo Serviço de Inspeção Municipal – SIM da prefeitura de São Roque de Minas, Minas Gerais.
O rebanho de 68 vacas felizes, sendo 48 leiteiras, pastam em campos naturais à vontade, na propriedade de 49 hectares. O casal recebe turistas para conhecer de perto o seu modo de fazer queijo e as belezas da natureza da fazenda.
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.