Menu Fechar
Fechar
image

Histórico

Nossa História

Confira a lista das ações da SerTãoBras desde sua fundação

(dos eventos mais recentes ao mais antigos)

2023

 
DEZEMBRO
 
Publicação da edição nº 19 da revista Profissão Queijeira.
 
 

Publicação da 3° Edição ampliada do Guia de Cura de Queijos.

Curso de Formação de Paladares em Petrolina/PE. 

   

 

Fechamos o ano de 2023 com 250 associados em 17 estados. Amazonas: 1, Bahia: 16, Ceará: 4, Distrito Federal: 2, Espírito Santo: 2, Goiás: 6, Mato Grosso do Sul: 1, Minas Gerais: 153, Pará: 2, Paraíba: 2, Paraná: 9, Pernambuco: 2, Rio de Janeiro: 7, Rio Grande do Norte: 5, Rio Grande do Sul: 1, Santa Catarina: 2, São Paulo: 35.  

 

 

Foram realizadas17 lives ao longo do ano com temas diversos. 

 

 
NOVEMBRO
 
Participação e formação de jurados no 1° Concurso de Queijos Artesanais de Santa Catarina. 
 
 
Início dos encontros do “Ciclo de Visitas às Queijarias Paulistas” organizado pelo Núcleo SP, que tem como objetivo inspirar queijarias paulistas colocando-os em contato com outras práticas queijeiras. 
 
 
OUTUBRO
 
A SerTãoBras foi convidada pela segunda vez pelo Sebrae, para organizar o Concurso Nordestino de Queijos e Derivados na 17° edição do Enel, em Campina Grande/PB.
 


Lançamento do novo site SerTãoBras, mais intuitivo e mais harmônico. 
 

Publicação da edição nº 18 da revista Profissão Queijeira.

 

 
Representantes do Núcleo Bahia reuniram-se na SDE Bahia com o secretário Ângelo Almeida para tratar da regulamentação necessária para comercialização dos produtos artesanais baianos. 
 
SETEMBRO

Missão Técnica Queijeira na França, realizada em parceria com a Guilde Internationale des Fromgers e o Mondial du Fromage de Tours

Missão Técnica 2023

 
AGOSTO
 

Visita Técnica a produtores do Vale do Jaguaribe, no Ceará, com ajuda do Sebrae-CE.

Participação em palestra no 3° da CONAGRON – Congresso Nacional da Agroindústria. 

 

 

Contratação do novo estagiário: Luiz Tadeu, para prestação de serviço de Website e Redes Sociais.  

 

 

JULHO
Publicação da edição nº 17 da revista Profissão Queijeira.
 
JUNHO

Apoio da SerTãoBras na metodologia e realização do concurso Prêmio Queijos do Paraná

MAIO
 
Publicação da edição nº 16 da revista Profissão Queijeira.
 

 

Formações com os professores Pierre Coulon e Débora Pereira em Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.

 

Concurso Melhor Fondue do Brasil em São Paulo, em parceria com o consulado suíço.

 
ABRIL

Realização de formações para produção de jurados no projeto do Concurso Nacional dos Queijos do Paraná (160 pessoas formadas em 4 cidades, pelo nosso diretor técnico Prof. Antônio Fernandes). O regulamento e o comissariado geral do concurso são de responsabilidade da SerTãoBras, contratada pelo Senar do Paraná em articulação com mais de 40 entidades.

 

MARÇO

Criação do corpo técnico de pesquisadores e reforma do estatuto para permitir a promoção de formações e eventos. Diretor: Antônio Fernandes

 

Publicação da edição nº 15 da revista Profissão Queijeira.

 

 

 
FEVEREIRO

Contratação de uma secretária executiva para articulação de projetos: Samira Miranda, a serviço dos associados e desenvolvimento dos núcleos regionais.

 

JANEIRO

Criação do Núcleo da SerTãoBras de São Paulo.
Reunião geral e recenseamento dos membros da Associação SerTãoBras nacional: agora somos 196 membros em 12 estados do Brasil, entre produtores de queijo e leite, comerciantes e pesquisado

2022

SETEMBRO
2º Mundial do Queijo do Brasil em São Paulo, com a presença de 53 mil pessoas no Teatro B32, avenida Faria Lima. Julgamento do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos
JULHO
Concurso do Enel em Vitória da Conquista e formação para jurados. XVI Enel
JUNHO

Curso como francês Pierre Coulon em São Paulo, nas queijarias BelaFazenda e Lano Alto.

MAIO
Curso prático intensivo de cura na França para brasileiros na escola francesa Mons Formation.
MAIO

Realização da 1ª etapa do Concurso de Melhor Queijeiro do Brasil durante a ExpoZebu em Uberaba-MG. A competição com seis excelentes candidatos, sob a presidência do professor Antonio Fernandes (UFV e membro da SerTãoBras) e do francês Arnaud Sperat Czar.

Concurso de Melhor Queijeiro do Brasil 2022

ABRIL
Realização do curso “Revisitando o queijo canastra” em Vargem Bonita, na Serra da Canastra-MG, na Fazenda Sinhana, com os franceses Hervé Mons e Arnaud Sperat Czar. Curso Revisitando o Queijo Canastra
ABRIL
Realização do Festival Fermentar em Curitiba, em parceria com a loja Bon Vivant e o Mercado Municipal de Curitiba. Os professores Laurent Mons (escola francesa Mons Formation) e Débora Pereira formaram 78 pessoas nos cursos de Cura e Análise Sensorial. Fermentar Curitiba - abril 2022
JANEIRO

Finalização de mais um curso online intensivo de cura em parceria com a escola francesa Mons Formação é o 4º curso realizado no Brasil, com 15 alunos formados.

MARÇO

Lançamento da edição nº 11 da revista Profissão Queijeira

2021

SETEMBRO
JULHO
JUNHO
MAIO
Lançamento da Vivência do Queijo Artesanal na Bahia. Parceria com Leonardo Mello, associado da SerTãoBras e fundador da Dom Queijo Artesanal, em Dom Macedo-Bahia.
ABRIL
MARÇO
Palestra: Boas Práticas de Fabricação de Queijos Artesanais e os Passos para Programas de Autocontrole com a professora Maria Helena Silva, referência em consultoria na área de Processamento de Derivados do Leite. (Núcleo STB Bahia).
FEVEREIRO
JANEIRO
Live: Proposta de decreto para Lei do Queijo Artesanal (Núcleo SerTãoBras Canastra)  

2020

14 de dezembro

Palestra: Agroecologia e produção de queijo orgânico, por Vinícius Soares do projeto Faz o Bem Orgânicos e Igor Messias do Queijo Dinho, ambos produtores de queijo canastra.

26 de Outubro. 

Lançamento do curso intensivo virtual de cura Mons Formation.

17 de outubro 

Live de Débora Pereira e Arnaud Sperat Czar especialmente para o Dia Internacional do Leite Cru.

5 de Outubro 

Palestra virtual sobre a regulamentação da queijaria pelo SIM pela Dra Denise Pereira coordenadora do Serviço de Inspeção do Consorcio do Território do Recôncavo

Setembro 

Criação do Núcleo SerTãoBras Bahia.

10 de Janeiro 

Cursos de formação de jurados e cura de queijos, por Débora Pereira e equipe SerTãoBras.

Núcleo SerTãoBras Canastra

2019

Setembro

Lançamento da vivência “Panorama do Queijo Artesanal” na fazenda Caxambu (Sacramento-MG) com Marly Leite.

24 a 26 de agosto

Festival Fermentar Goiânia com a presença de Débora Pereira e Hervé Mons, com cursos de Cura, Fabricação, Vendas e Análise Sensorial. Parceria com Teta Cheese Bar (Brasília) e loja Dom Rico Artesanal.

Festival Fermentar Goiânia

9 a 11 de agosto

Mundial do Queijo do Brasil em Araxá, com a presença de 34 mil pessoas e o julgamento de 955 queijos de 6 países: Brasil, Bolívia, França, Itália, Austrália e Bélgica.

Mundial do Queijo do Brasil

4 a 14 de agosto

Missão Técnica da Guilde des Fromagers no Brasil: viagem de comemoração dos 50 anos da prestigiada fraternidade de queijeiros franceses e estrangeiros. Viagem a Natal, São Paulo, Araxá e Rio de Janeiro.

Missão Técnica Guilde des Fromagers au Brésil

Junho

Mundial de Tours 2019 na França. Com a presença de 38 produtores e entusiastas do queijo brasileiro. Levamos 58 medalhas para nossos queijos!

Mundial do Queijo de Tours na França 2019

2018

ABRIL
  • Ampla programação dedicada ao queijo artesanal brasileiro de 28 de abril a 1º de maio na EXPOZEBU 2018, incluindo um debate pela legalização dos queijos artesanais brasileiros….
  • Primeiro curso de Vendas de Queijo e Análise Sensorial na França, fruto de uma parceria da SerTãoBras com o Centro de Formação Mons, da França. Veja reportagem.
  • Cursos  de Cura de Queijos, Realização de Tábuas de Queijos e Oficina de produtos Frescos com Débora Pereira e Virginie Dubois em Uberaba, Minas Gerais, durante a Expozebu 2018. Veja o programa.
MAIO

Primeiro curso Imersão em Cura de Queijos na França, segundo fruto da parceria da SerTãoBras com o Centro de Formação Mons, da França.

AGOSTO

Curso de Cura de Queijos em Araxá. Onde foi plantada a semente do Mundial do Queijo do Brasil.

AGOSTO

Brasília, Festival Fermentar. Parceria com Teta Cheese Bar. Debates em torno da nova Lei do Queijo, cursos com Hervé Mons e Débora Pereira, degustações e análise sensorial, feira de produtores… 4 dias consagrados ao queijo artesanal na capital federal para dar suporte e conhecimento técnico para aprimorar a arte de fazer queijo.

NOVEMBRO

O canadense David Asher, guru internacional dos queijos naturais, esteve em São Paulo e São Roque de Minas para cursos de cultivo de fermentos naturais para produtos lácteos.

2017

FEVEREIRO

Cursos de Cura de Queijos com Delphine Gehant e Débora Pereira na Serra da Canastra, Serro e Belo Horizonte. Leia a reportagem.

ABRIL

Cursos de Cura, Análise Sensorial e Degustação em Uberaba, na Expo Zebu 2017. Curso de Gestão de Boutiques de Queijos em São Paulo. Ambos por Hervé Mons e Débora Pereira. Leia a reportagem.

JUNHO

Missão Técnica SerTãoBras/Faemg  – viagem de produtores mineiros à França para conhecer técnicas e instalações de Cura de Queijos. Leia a reportagem.

JULHO

Lançamento do Guia de Cura no Brasil em:  Fazenda Carnaúba (Taperoá, Paraíba), Instituto Cândido Tostes (Juiz de Fora, MG), Festival do Queijos Minas Artesanal (Belo Horizonte, MG). Curso de Cura de Queijos com Sébastien Roustel e Débora Pereira no Salão Minas Láctea.

JULHO

Cursos de Cura de Queijos, Análise Sensorial e Venda de Queijos durante o Festival do Queijo Minas Artesanal, uma iniciativa da Faemg na Serraria Souza Pinto em Belo Horizonte.

Curso de Cura de Queijos em Vitória, Espírito Santo, uma parceria da SerTãoBras com a Faes.

Curso de Cura de Queijos por Débora Pereira e Sebastien Roustel, na Minas Láctea em Juiz de Fora.

2016

JANEIRO

Oropa, França, Canastra. Visita à produção de queijos artesanal na França dá ideias para a produção artesanal brasileira. Leia a reportagem

2015

FEVEREIRO

Viagem para visitar produtores da Serra da Canastra Leia a reportagem

ABRIL

Realizada experiência de cura de queijos com os produtores Eliana e Otinho, de São Roque de Minas. Os queijos foram degustados em São Paulo Leia a reportagem

JUNHO

Queijo Canastra ganha medalha de prata em concurso mundial na França. Leia a Reportagem

OUTUBRO

Reportagem sobre produção de queijo artesanal em comunidade na Serra do Cipó em Minas Gerais. Imagine um lugar onde até hoje não chegou energia elétrica, cheio de cachoeiras, onde o gado se alimenta de pastagens naturais e o queijo é transportado em lombo de burros. Leia a Reportagem

OUTUBRO

Débora Pereira apresenta o cenário do queijo artesanal brasileiro em conferência sobre queijos da América do Sul no Cheese, maior evento do queijo artesanal do mundo. Leia a reportagem

NOVEMBRO

Pesquisa realizada pela UFMG garante: 14 dias de cura é suficiente para os queijos em Araxá. Porém, o estudo não foi até agora aceito pelo IMA como elemento para regulamentar esse período para a comercialização do queijo na região de Araxá, em Minas Gerais. Leia a reportagem

DEZEMBRO

Denunciamos ao Ministério Público que foram ENTERRADOS VIVOS 13 MIL QUEIJOS DE LEITE CRU DA SERRA DA CANASTRA.
Leia a reportagem

2014

FEVEREIRO

Degustação de quejos artesanais de Minas Gerais curados na França. Leia a reportagem.

DEZEMBRO

Foi lançada a marca “região do queijo da Canastra”, uma iniciativa do Sebrae Minas para valorizar o queijo artesanal. Leia a reportagem

2013

ABRIL 

Viagem de Will Studd a São Roque de Minas, para registrar o queijo Canastra e a São José dos Ausente, para conhecer o queijo serrano. Leia a reportagem

ABRIL 

Reunião do patrono Gabriel Andrade com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, em Brasília. Leia a reportagem

DEZEMBRO

II Simpósio de queijos artesanais do Brasil, realizado no Rio Grande do Sul. Leia a reportagem.

2012

MARÇO

Lançamento do blog Quesos de Leche Cruda, Artesania y Tradición, por Mabel Monfil e Riba de Castro.

JULHO

Publicação do livro online “Os queijos de Leite cru”(PDF) e visita do autor Arnaud-Sperat Czar à São Roque de Minas para gravar o video de fabricação do queijo canastra na Fazenda da Matinha.
>>Leia a reportagem em português, por SerTãoBras
>>Leia a reportagem em francês, por SoCheese.fr

SETEMBRO

Publicação na revista Profession Fromager de reportagem sobre o cotidiano dos queijeiros, que fazem o transporte clandestino de queijos de São Roque de Minas para São Paulo Leia a reportagem em PDF

SETEMBRO

Lançamento do blog “Cê qué quêjo?” por Graça Cremon, com dicas de endereços para comprar queijo de leite cru em São Paulo.

OUTUBRO

Oficina em Brasília sobre Normas Sanitárias para a Produção Familiar, em parceria com ISPN e Slowfood Brasil. Leia a reportagem.

2011

ABRIL 

Lançamento do blog 3wheeled Cheese, por Rajat Nayyar, para divulgar informações sobre queijo de leite cru em inglês.

MAIO

Viagem de pesquisa ao Peru, feita por Riba de Castro, Mabel Monfil, Li An e Débora Pereira.

JUNHO

Parceria “Parte-Lucro” entre os produtores Otinho e Eliane e SerTãoBras.  Leia a reportagem.

SETEMBRO

Lançamento do filme O Mineiro e o Queijo, de Helvécio Ratton.

NOVEMBRO

I Simpósio de queijos artesanais do Brasil. 23 a 25 de novembro de 2011.
Leia a carta publicada pelos participantes do I Simpósio

2010

MARÇO

Conferência de Carlos Dória no evento “Futuro da Gastronomia de Minas”, em Tiradentes. Leia reportagem.

DEZEMBRO

Viagem da equipe do cineasta Eryk Rocha ao Peru para gravar documentário sobre o Motokar. Vídeos publicados no site Viaje por un Sol

2009

OUTUBRO

Conclusão da construção de 59 cisternas no sertão da Jaíba. Leia reportagem.

NOVEMBRO

Viagem de Carlos Cambraia à França.

2008

NOVEMBRO

I Seminário sobre o Queijo Minas Artesanal em Araxá Veja as fotos

2007

JANEIRO

Início das ações da SerTãoBras

MAIO

Visita de Vera, Gabriel Andrade e comitiva para a Serra da Canastra. Veja as fotos.

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters