Agnes Laila Rodrigues Silva é graduada em Gastronomia pelo SENAC – BH, Pós graduada em Gastronomia e Hotelaria também pelo SENAC e formada pela ABSMG com o curso de Sommelier. “Já fui dona de uma confeitaria. Minha paixão pelo queijo começou ainda na infância, quando em minha casa sempre havia queijo curado com urucum. Sou de São João del-Rei, onde a tradição queijeira vem desde a época da mineração” conta ela.
“Eu me reconectei com a paixão pelo queijo quando participei do Projeto Primórdios da Gastronomia Mineira do Senac, com a visita técnica a São Roque de Minas para conhecer as fazendas produtoras de queijo minas artesanal, viagem promovida pelo Sebrae, Emater e Senac com os produtores de queijo do Entre Serras. Fiquei encantada por aquele ambiente de natureza, trabalho, dedicação e amor ao queijo. Essa viagem resultou no desejo de fazer a iniciação científica sobre o QMA de São João del-Rei e a Possibilidade de Articulações em Rede. Em seguida, já na Pós Graduação, o meu TCC teve como tema “Os desafios na produção de queijo – Qualidade e Custos: um desafio de sustentabilidade satisfatória. Após isso, fiz diversos cursos, como por exemplo Análise Sensorial e Formação para Jurados pela SerTãoBras, curso QMA com Elmer Almeida e alguns congressos sobre QMA. Atualmente, curo queijos em casa para consumo próprio e para presentear amigos. Decidi associar-me a SerTãoBras porque acho essencial estar a par do que acontece no mundo do queijo e sinto que posso ajudar na divulgação da “cultura queijeira”.
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.