A Fazenda Bálsamo está localizada em Guapó, Goiás. Local escolhido por João Vicente para a construção de uma caverna. Isso mesmo, os queijos são maturados dentro de uma caverna, a 5 metros de profundidade! Os queijos Serra do Bálsamo são produzidos com leite cru, de gados Jersey e Pardo Suíço, que possuem alto teor de gordura e proteínas. João começou com testes a partir da Flor de Cardo, coalho vegetal. E agora já possui sabores consagrados no mercado.
“O diferencial de nossos queijos está na maturação, a 5 metros de profundidade, 80% de umidade e temperatura de 17 ºC ” garante João Vicente.
Queijo com leite cru e massa semi cozida, acima de 40 dias de maturação, envolto por uma pasta de farinha orgânica.
FOGUIN
Queijo com leite cru e massa semi cozida, acima de 40 dias de maturação, obtendo um queijo com sabor marcante.
CRUZEIRO
Queijo com leite cru e massa semi cozida, de 40 a 60 dias de maturação, adiciona-se agua no preparo, para quebrar as enzimas de açúcares, deixando o queijo mais suave.
ROMARIA
Queijo com leite cru e massa semi cozida, de 40 a 90 dias de maturação, com trufa negra, resultando em um queijo com um leve aroma e sabor da trufa.
CERRADO
Queijo com leite cru e massa semi cozida, mais de 60 dias de maturação, lavado na cerveja artesanal.
FURÃO
Queijo com leite cru e massa semi cozida, acima de 60 dias de maturação, envolto por uma pasta de páprica, resultando em um sabor levemente picante.
Prêmios
– FOGUIN (MEDALHA DE OURO) – Mundial do Queijo em Araxá em 2019
– CERRADO (MEDALHA DE PRATA) – Mundial do Queijo em Araxá em 2019
Os queijos são vendidos diretamente na fazenda e nas seguintes lojas:
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.