A Queijaria Artesanal Jeito de Mato fica em Fernandópolis, no interior de São Paulo, região noroeste paulista. O projeto nasceu em 2014 , uma forma criativa de sair da crise financeira que o jornalista Diego e sua esposa Débora encontraram.
“Não tínhamos dinheiro para fazer o aniversario de 1 ano de nosso filho, foi quando Débora me deu a ideia de produzir e vender queijo fresco, ofício que eu havia aprendido a fazer com meus pais.” Diego Trevizan
Logo as pessoas sentiram o diferencial de um queijo artesanal, feito com todo capricho na cozinha do casal. As vendas começaram direto ao consumidor e quem comprava queria de novo, o que foi motivando mais os dois.
No começo, o sítio tinha duas vaquinhas que davam 13 litros por dia. Tinha o medo de comprar leite de fora e não conseguirem pagar aos fornecedores. Hoje são 25 vacas da raça girolando, as quais 13 se encontram em produção de 100 litros diários, a alimentação é a base de pastagem, enquanto que, na época da seca as vacas são alimentadas com silagem de milho.
Para comportar a produção, atualmente, outros 100 litros de leite são comprados em uma fazenda vizinha que também criam vacas de raça girolando.
Em 2014, iniciaram a venda através do Facebook, postando fotos e recebendo encomendas via telefone e WhatsApp, apenas dentro da cidade. Possuem selo SISP.
Eles têm uma gama bem diversificada de queijos:
– Queijo Frescal – Requeijão Caipira – Requeijão Caipira com Raspa do tacho – Queijo Orvalho – desenvolvido no curso de cura da Mons – Queijo Campeiro – Medalha de ouro no mundial de queijos em Araxá
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.