Localizado na Serra da Mantiqueira a 1200 m de altitude, a queijaria Rio Acima está em uma região relativamente temperada, com verões amenos e invernos frios. As pastagens são naturais com presenças de araucárias, o que faz grande diferença na qualidade do leite. Geadas ocorrem nos meses de inverno.
Nossa História
A fazenda tem uma história de quatro gerações de produtores de leite. Começou com o bisavó que comprou a fazenda, passou pro avô, para o pai e agora está nas mãos do Leandro.
A produção do queijo tradicional de Alagoa começou na década de 80. Nesta época, os pequenos laticínios começaram a fechar suas portas, porque o transporte do leite era feito no lombo de burro. Então, alguns produtores começaram a produzir o queijo na própria fazenda e o pai do Leandro foi um dos pioneiros neste novo processo de saber fazer e vender o seu próprio queijo.
Em 2018 o pai do Leandro se aposentou e foi a oportunidade de construir uma nova queijaria, dentro das normas e exigências sanitárias.
A produção da fazenda é de 550 litros por dia de média anual, e são utilizados para a fabricação dos queijos somente o leite produzido por eles. O gado é predominantemente Girolando. Variando de 1/2 sangue H/Z a 7/8 H/Z. São cerca de 35 vacas, 30 novilhas e bezerras.
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.