A queijaria Guanambi artesanal acompanha quatro gerações. A bisavó, avó e mãe da atual produtora – Ana Paula Costa – sempre produziram queijo a partir do leite de vaca e fermentação com intestino de carneiro. Com o passar do tempo, e também pela necessidade de adaptação das condições sanitárias, mudaram o coalho.
Temos em média 70 anos de tradição queijeira mas só agora eu, Ana Paula, busquei aprimoramento para expansão e melhoramento do nosso produto”
Os queijos são produzidos a partir de leite pasteurizado de vacas girolandas, adicionado apenas o coalho quimasa, cloreto de cálcio e fermentação a base de kefir. A partir desta massa, são produzidos o queijo tradicional coalho frescal, queijos maturados, trufados meia-cura com doce de leite, goiabada cascão, creme de azeitona, creme de tomate seco, carne seca e calabresa defumada.
A queijaria trabalha ainda com chimango de queijo, dadinho de tapioca, doce de leite com coco, doce de leite com ameixa, doce de leite cremoso e doce de leite de requeijão.
O destaque da produção atualmente é o queijo Beija Flor do Sertão, tipo Brie, recebeu Medalha de Prata no Mundial do Queijo do Brasil 2022. Neste evento, Ana Paula foi a São Paulo com o apoio do Sebrae juntamente com a comitiva da Bahia.
As vendas são feitas em Guanambi e região. A queijaria possui certificação sanitária municipal e para todo território do consórcio.
Ana Paula com sua Medalha de Prata no Mundial do Queijo 2022. Fotos: Arquivo pessoalE nesta foto ela está ao lado de Vanessa Alcolea e Debora Pereira durando o Enel 2022, em Vitória da Conquista (BA)
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.