Sheilane Maria Rodrigues Magalhães e Edvando Rosa de Oliveira iniciaram a produção de queijos artesanais em 2008 na Fazenda Timbaúba, zona rural do município de Hidrolândia, que fica no semiárido do Ceará.
Edvando tem tradição queijeira: sua mãe era quem fazia os queijos quando morava na fazenda. “Meu marido me apresentou o mundo do queijo, a fabricação, os sabores e sutilezas dessa arte e de imediato fiquei encantada”, confessa Sheilane.
A principal produção da Fazenda Timbaúba é o queijo coalho tradicional. Em seguida, em menor volume, os queijos temperados com ervas e trufado. Tudo de leite cru. Comercializam também a nata, uma espécie de creme de ricota. “Estamos em fase experimental com os queijos maturados e vem novidade por aí”, anuncia a produtora.
O rebanho de vacas são da raça Girolando. “Toda a produção de queijos são do leite de nossa propriedade, totalizando em média de 10 a 12 kg de queijos por dia. A alimentação principal é de capim braquiária e concentrado” conta Edvando.
“Em relação ao terroir, podemos dizer que os nossos queijos são saborosos, agradando a muitos paladares, apresentando textura uniforme, macia massa, mantendo a consistência mesmo levado ao fogo.” disse ela.
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.