“Nunca fomos produtores rurais. O interesse pelo queijo sempre existiu, mas o fazer começou pela curiosidade, que virou prazer, que virou paixão, que virou negócio. O que era uma brincadeira, ficou muito sério. Estudamos muito, e mudamos completamente de ramo profissional (e de vida) ao assumir a responsabilidade pelo restauro e preservação do antigo Matadouro Municipal, agora Vivedouro, berço de queijos vivos.” disse Gustavo Di Donato.
A Vivedouro Queijaria Artesanal fica na região central do Estado de São Paulo, no antigo Matadouro Municipal, a menos de 20km do seu centro geográfico.
O leite utilizado é produzido no Sítio Alvorada que fica a uma altitude média de 690m, situado 7km ao sul do Centro da Cidade e é transportado a cada 2 dias para a Queijaria. Atualmente, em torno de 100L/dia.
Hoje em dia, a Queijaria utiliza leite cru de vaca na fabricação dos queijos e eles possuem 7 queijos no catálogo, todos maturados.
Somos uma queijaria Urbana.
Foto tirada no Sítio Alvorada onde o leite é produzido / ACERVO PESSOAL
O gado é predominante girolando, meio-sangue a 7/8 holandês além de duas vacas gir puro-sangue, num rebanho de 19 cabeças. São duas ordenhas diárias com alimentação complementada no cocho e o resto do dia as vacas pastam em piquetes de pastagens que variam de acordo com a estação e a necessidade alimentar do rebanho.
Estamos trabalhando para produzir toda a alimentação dos animais no local o ano todo, o que deve acontecer até o começo de 2025.
Queijos produzidos na Vivedouro Queijaria Artesanal / ACERVO PESSOAL
Produtores: Gustavo e Victor Endereço: Rua Alves Costa, 10 – Centro de Ribeirão Bonito – SP Contato: (16) 99790-4720 E-mail: queijaria@vivedouro.com Instagram:@vivedouro_queijaria
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.