🏆 Único queijo Canastra orgânico certificado
Prata e Bronze no Mundial do Queijo do Brasil 2022
Prata no Mundial do Queijo do Brasil em 2024
A Faz O Bem Orgânicos nasceu do sonho de pessoas que amam a terra e possuem uma ligação emocional com ela de produzir algo que fosse familiar, sustentável e ligado aos seus valores e princípios.
Para realizar este sonho, o Vinícius, que trabalhava em uma multinacional e optou por voltar pra roça por uma escolha de vida, começou, em 2019, a estruturar o projeto na pequena propriedade da família. O sítio está localizado à beira do ribeirão Araras, afluente do Rio São Francisco, em Piumhi, Minas Gerais.
A propriedade tem 25 hectares, sendo 11 de mata nativa, que corresponde a 44% da área da propriedade, que encontra-se preservada em áreas de preservação permanente e reserva legal.
O sítio conta com 3,4 hectares no sistema silvipastoril intensivo, que integra árvores, arbustos, gramíneas e leguminosas em um modelo agroflorestal integrado à pastagem em piquetes rotacionados.
Além de produzir o primeiro e único queijo Canastra orgânico certificado, seu manejo é agroecológico e regenerativo.
A proposta de manejo regenerativo, visa a produção dos nossos queijos aliada às melhorias das condições gerais da nossa propriedade, como o solo, a água, a paisagem, a biodiversidade, o microclima e o bem estar dos animais e das pessoas envolvidas no processo e em nossa comunidade.
O manejo regenerativo superou o sustentável, pois visa entregar, para as futuras gerações, um lugar melhor do que encontramos quando iniciamos nossas atividades produtivas.” disse Vinícius
Para exemplificar o processo de regeneração, eles esperam que em 5 ou 10 anos, irão produzir queijo debaixo de uma floresta, pois em uma área de pastagem de pouco mais de três hectares foram plantadas cerca de 800 árvores e milhares de arbustos.
Os queijos são ZERO LACTOSE, pois são feitos de leite cru e fermento natural. E essa característica permite que os microorganismos degradem naturalmente a lactose no processo de maturação.
Sua propriedade possui certificação de livre de brucelose e tuberculose, e o “Selo Queijo Artesanal”, que permite sua comercialização em todo o território nacional.
Junto do Vinícius, seus pais, irmãs, esposa e cunhados também trabalham e se dedicam ao projeto. Todo o processo é familiar e em pequena escala.
Mesmo com pouco tempo no mercado de queijos, a Faz O Bem conseguiu conquistar medalhas no Mundial do Queijo do Brasil, que reúne queijos do mundo todo e no Prêmio Queijo Brasil, que premia os melhores queijos artesanais brasileiros.
Atualmente, com os cerca de 200 litros de leite produzidos pelas vacas, são feitos 20 queijos Canastra por dia. E estamos trabalhando em processos de inovação para oferecer outros queijos a partir do mesmo modo de fazer do queijo Minas Artesanal, modificando somente técnicas aplicadas ao processo de produção.“
Nosso propósito é: “DESAFIAR, TODOS OS DIAS, OS PROCESSOS CONVENCIONAIS DE PRODUÇÃO E CONSUMO DE ALIMENTOS”.
E por fim, dizemos que: “Não queremos produzir o melhor queijo do mundo, mas sim, o melhor queijo pro mundo”.
Endereço: Rodovia LMG 824 – KM5 (estrada Piumhi – Zona Rural, Piumhi – MG, 37925-000
Contato: (35) 99806-8516
Instagram: https://www.instagram.com/fazobemorganicos/