O 3° Mundial do Queijo do Brasil, que será realizado entre os dias 11 e 14 de abril no Teatro B32, na Avenida Faria Lima, será palco do segundo Concurso da Melhor Fondue do Brasil. O grande campeão vai ainda representar o Brasil no Mundial da Fondue da Suíça em 2025, com sua passagem custeada pela organização. Mas fica o alerta para os interessados em participar do concurso: as inscrições se encerram no dia 15 de março. Para participar, o competidor deverá preencher o formulário de inscrição.
A competição de Melhor fondue do país será realizada no dia 11 de abril, abrindo o evento do 3° Mundial do Queijo do Brasil. Os candidatos serão avaliados pelos critérios estabelecidos pelo concurso suíço com foco na originalidade da receita. O concurso brasileiro vai acolher até 12 candidatos, entre profissionais e amadores.
É importante os candidatos se atentarem às regras de participação. Todos os fondues devem ter 50% de Gruyère DOP, queijo que será oferecido pelo concurso aos candidatos. A outra metade é da escolha de cada participante.
Participantes arriscam na criatividade
O cônsul suíço do turismo no Brasil, Fabien Clerc, presidente do segundo Concurso da Melhor Fondue do Brasil, explica que na competição é o momento para os candidatos brasileiros mostrarem sua originalidade: “O diferencial é a qualidade dos produtos e, nesse concurso, a criatividade não tem limites. Inclusive, os jurados serão de vários tipos e origens, o que traz mais diversidade para a análise”.
E criatividade não falta entre os participantes! Na última edição do concurso, os candidatos se arriscaram nos ingredientes do fondue, até mesmo utilizando cachaça de jambu e tucupi nas combinações.
O segundo Concurso da Melhor Fondue do Brasil tem como comissária geral Gabriela La Porta, produtora de queijos de Belmiro Braga, MG e Garde et Juré da Guilde des Fromagers. Já os jurados selecionados foram convidados pela sua expertise profissional.
Concurso da Melhor Fondue do Brasil acontece pela 1ª vez durante o Mundial do Queijo
Essa será a primeira vez que o Concurso da Melhor Fondue do Brasil será realizado durante o Mundial do Queijo. Na primeira edição, em 2023, o evento aconteceu na residência do cônsul-geral da Suíça em São Paulo. A grande vencedora foi Clara Gaehwiler, moradora da cidade de Pirenópolis, em Goiás. O fondue de Clara misturou 50% de Gruyère DOP com queijos brasileiros da Queijaria Alpina, também de Goiás. Sendo eles, o queijo Alpino tipo Raclette com 90 dias de maturação e o queijo Stephan com 12 meses de maturação.
Concurso destaca produção nacional de queijos
O Concurso da Melhor Fondue do Brasil é também uma excelente oportunidade para os produtores divulgarem seus trabalhos para os apaixonados pelo mundo do queijo. Um dos jurados desta edição do concurso, o chefe Paschoal Luliani destaca a importância desse evento para a cadeia nacional de produção de queijos: “O concurso é uma forma de introduzir novos e bons queijos na cultura brasileira. Chama atenção que aqui no Brasil muitas vezes os restaurantes pecam não pela receita ou técnica mas pela qualidade dos ingredientes usados.”