Mestrando Ciência de Alimentos pela UFBA, Juliana é palestrante especialista em leite e derivados, Garde et Juré da Guilde Internationale des Fromagers. Secretária Executiva da Comissão Baiana da Cadeia Produtiva de Leite, participou como Comissária Geral dos Concursos de Queijos e Produtos Lácteos de ENEL realizado em 2022 em Vitória da Conquista/BA e em 2023 em Campina Grande/PB.
Ela também foi jurada no ENEL nos anos de 2018, 2022 e 2023, no Mundial do Queijo do Brasil em 2022 e 2024 e no Prêmio Queijo Brasil em 2023.
Especialista em Análise Sensorial e Harmonização de queijos e bebidas, Juliana atuou durante 8 anos no período de 2016 a 2024 como gestora estadual do segmento de Leite e derivados no Sebrae Bahia, fomentando o desenvolvimento da atividade no estado e a competitividade dos pequenos negócios rurais, na defesa e promoção dos produtos lácteos artesanais como forma de agregação de valor para atividade leiteira.
Em 2023 passou a atuar como pesquisadora na desenvolvendo e apoiando projetos voltados para os queijos artesanais da Bahia através da Universidade Federal da Bahia, com o intuito de caracterizar e identificar os produtos lácteos artesanais baianos para incentivar a regularização dos empreendimentos junto aos serviços de inspeção.
Em 2024 entrou para o corpo de pesquisadores da SerTãoBras e assumiu o cargo de Secretária no Núcleo SerTãoBras Bahia.