“No início de 2017, comecei a fazer alguns queijos na minha casa, tudo de maneira bem artesanal, como se fazia antigamente. O resultado da produção era mesmo bastante diferente e, com o tempo, os amigos e a família foram experimentando, gostando e pedindo mais.” disse o produtor Francisco Rocha.
Foi então que Francisco e sua esposa, Beatriz, decidiram fundar a Brivido e levar seus produtos a outras famílias. O casal é a primeira geração na família a seguir o caminho do queijo.
Em março de 2021 a Brivido se mudou para Jacareí e eles ganharam mais espaço e instrumentos para desenvolver novos produtos e usar a criatividade em meio a natureza.
“Nossa proposta continua sendo entregar queijos e laticínios muito frescos – logo que ficam prontos. Assim não precisam de conservantes e outros aditivos químicos para aumentar sua vida útil, pois duram o suficiente para serem consumidos.” comenta o produtor.
A produção dos queijos acontecem todas no sítio do casal em Jacareí/SP. Eles estão localizados a 100 km da capital paulista. Na propriedade tem local com altitude de até 700m.
Seus gados são de raças variadas, mas a maior parte do leite vem de Gir e são criadas a pasto.
Dentre todos os produtos que são produzidos por Francisco e Beatriz, o casal conta que o queijo ricota definitivamente é o que ganha mais destaque, principalmente entre os restaurantes. É o produto que ganha mais capas de jornal e revistas e que está em alguns restaurantes estrelados de São Paulo.
Beatriz ainda conta que “o Francisco busca os sabores dos queijos na memória dele, e momentos viveu na Itália, ainda em um momento da vida que nem podia imaginar o quanto o queijo seria importante para nós.”
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.