As primeira búfalas vieram da porteira de um compadre vizinho em 1980. Maria Cecília se interessou por elas pelo maior valor nutritivo do leite e, todo dia de manhã, o leite das búfalas vinha direto da ordenha para o café da manhã da família. As búfalas aumentaram, o leite foi sobrando e começou a produção dos primeiros queijos.
A primeira queijeira foi a querida Terezinha. Sempre muito próxima à família, dotada de talento especial para criação. De suas mãos saíram as primeiras receitas e, com ela, foi criada uma referência de padrão de qualidade que foi aprimorada ao longo dos anos.
As entregas aos primeiros clientes foram bastante tumultuadas. Maria Cecília aproveitava suas idas à cidade, a bordo de uma caminhonete, para levar os filhos aos compromissos e ao longo do trajeto já fazia suas entregas. Era uma verdadeira aventura ter os quatro filhos no carro fazendo bagunça e ao mesmo tempo ir parando ao redor da fazenda para entregar os queijos.
A primeira viagem à Itália aconteceu bem cedo, nos primeiros anos, quando Maria Cecília percebeu que a elaboração dos queijos envolvia grande complexidade e passou a se dedicar a realizar viagens para o exterior. Além do desafio de fazer o melhor queijo, era necessário também ter o melhor leite e que ele fosse constante ao longo de todo o ano.
Foi iniciado um trabalho de longo prazo com professores de universidades para o desenvolvimento e um melhoramento genético mais adequado aos propósitos: conseguir oferta de leite todos os meses ao longo do ano. O resultado deu certo, hoje o laticínio têm produtos frescos feitos sempre com leite 100% de búfala e de alta qualidade, de forma contínua.
O sucesso dos queijos produzidos veio rapidamente. As búfalas deixaram de ser suficientes, decidiram abrir a porteira e convidar produtores para crescerem com eles. Hoje eles possuem uma rede de fornecedores de leite de búfala com os mesmos padrões de qualidade que o leite de suas próprias búfalas.
Búfalas saudáveis e felizes produzem um leite de maior qualidade. Por isso, é primordial aplicar práticas voltadas para o bem-estar de cada uma delas. O carinho com as búfalas começa antes mesmo de seu nascimento. As mães recebem tratamento especial no pré-parto, com um pasto inteiro só para elas. Os bezerros, quando nascem, têm aleitamento de suas mães e acompanhamento veterinário de perto para garantir que estejam sempre bem.
Quando as búfalas crescem, têm sempre água limpa, alimentação de qualidade, muita sombra, trato com respeito e bastante calma. Essas são as bases de seu bem-estar, uma preocupação sempre presente.
O manejo é feito com música clássica, que deixam as búfalas mais calmas e receptivas durante a ordenha. Antes delas ingressarem na sala de ordenha elas passam por uma antessala, aonde recebem hidratação com ventiladores gigantes para baixar a temperatura ainda mais, uma água vaporizada que as deixam relaxadas.
Eles contam também com um Programa de Qualidade para fornecedores de leite. Este programa possui uma equipe experiente que garante o melhor leite da região.
Ao adquirir segurança na oferta de leite o ano todo, eles enfrentam o desafio da logística para entregas em outras regiões do país.
Era necessária uma equação mais eficiente para conseguirem estar nos mais diversos pontos de venda. A partir do momento que o Centro de Distribuição na cidade de São Paulo foi estruturado, foi possível incrementar as vendas, graças a uma equipe comercial preparada, organizada e muito apaixonada. Hoje eles estão nas mais diversas localidades do país.
“Entendemos que nossos diferenciais só se tornaram uma realidade em razão de nossa equipe. Formamos os nossos queijeiros a partir de um programa de aprimoramento, oferecendo oportunidades, acesso a viagens ao exterior e muita informação e treinamento. Conseguimos formar um time apaixonado pelas búfalas, engajado nos propósitos de nossas origens e com nível de excelência técnica muito apurado. Temos orgulho deste time!”
O que sempre foi um sonho virou realidade. Levar um alimento sofisticado e nutricionalmente generoso para diversos clientes. Chegar até aqui com muita dedicação e respeito às búfalas.