image

Duas irmãs fazem uma gama artesanal no Rio Grande do Sul voltada para clientes de nicho, como os que preferem leite A2A2.

No Rio Grande do Sul, no interior do município de Boa Vista do Incra, vacas felizes pastam livremente no campo da fazenda Cabanha Ventana. É com o ouro branco produzido por elas que Carmem e Loia Petersen, duas irmãs, começaram suas experiências com queijo no ano 2020. “construímos uma pequena agroindústria, mas não tínhamos muita experiência com queijos. Fazíamos somente queijo Coalho e Frescal. Depois em 2021 fizemos um curso na Rica Nata, cidade de Piracema-MG, e essa formação abriu nossos horizontes” conta Carmem, que cria vacas Jersey desde 1989.

A gama tem queijo gouda e provolone e versões aromatizadas, como os queijos curados com damasco, chimichurri, nozes e claro, nosso queijo coalho e frescal. “Fazemos também doce de leite, nata, manteiga e bebida láctea. Trabalhamos também com leite A2A2 que é para o público que tem alergia a proteína beta caseína”. Toda a gama pode ser feita em A2A2, desde que encomendada com antecedência.

Nós vendemos direto ao consumidor e também na Délicatesse Empório da Saúde na cidade de Cruz Alta.

Carmem e Loia Petersen Dias da Costa. FOTO: Carmem Petersen/Arquivo Pessoal

Potencial para crescer

“Somente utilizamos o nosso leite, mas está longe de usarmos todo, pois tiramos em torno de 1.200 litros por dia e vendemos para laticínios. A nossa agroindústria usa somente 250 litros por semana, pois não temos onde armazenar nossos produtos. A cidade é pequena e longe de outras cidades em que poderiam consumir nossos produtos, além da logística que não temos” justifica Loia.

Gama de produtos. FOTO: Carmem Petersen/Arquivo Pessoal

Todos os nossos produtos podem ser feitos na linha A2 (desde que encomendado).

Gama de produtos. FOTO: Carmem Petersen/Arquivo Pessoal

Nossas Vacas da Raça Jersey são puras e têm certificado
livre de brucelose e tuberculose.

Rebanho. FOTO: Carmem Petersen/Arquivo Pessoal

Todas as nossas vacas são criadas no sistema semi intensivo. Pastam livremente no campo, mas também comem ração e silagem para garantir uma alimentação saudável.

Da nossa família para sua casa

Rebanho. FOTO: Carmem Petersen/Arquivo Pessoal
Cabanha Ventana. FOTO: Carmem Petersen/Arquivo Pessoal

CONTATO

Adoraríamos saber o que achou!

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.