Menu Fechar
Fechar
image

Aurélio Pires Barros é a terceira geração de produtores do queijo Léo Tapera.

Um amante da roça, Aurélio nunca saiu da fazenda. Ele está sempre se esforçando para dar continuidade a tradição da família, buscando aprimorar técnicas, realizando cursos e fazendo aquilo que o seu pai tanto amava fazer.

Aurélio conta que deixou os estudos e decidiu cuidar da fazenda junto com seu o pai. Casou, teve dois filhos, e hoje produz os queijos junto com sua esposa Stela Mares, também filha de produtores.

Após o falecimento do meu pai, disse que nunca mais sairia dali. Quero dar continuidade a esse belíssimo trabalho, preservando a história e tradição familiar.”
Aurélio Pires Barros e Stela Mares produtores do queijo Léo Tapera / Foto: ACERVO PESSOAL

“Queijo além de técnicas, tem que ter dedicação e cuidado. Somos amantes do queijo, estamos sempre aprimorando técnicas e sustentabilidade na fazenda, para melhorar a nossa produção. Temos muito amor e carinho com as vacas e respeitamos o momento delas. Damos a elas o alimento adequado para que estejam sempre nutridas.” conta o casal de produtores

Fazemos o queijo com amor e muito carinho. Essa é a nossa receita.”

O famoso queijo Léo Tapera é um Queijo Minas Artesanal produzido no distrito de Santo Antônio do Norte, mais conhecido como Tapera. Ele tem o Selo Arte e certificado pelo IMA, respeitando as exigências sanitárias.

Queijo Léo Tapera produzido na Fazenda Tapera / FOTO: ACERVO PESSOAL

A fazenda está localizada próxima a nascente do Rio Santo Antônio, onde as águas fazem toda a diferença, pois a região possui uma pastagem úmida e rica em nutrientes. O distrito fica na estrada Real, com vegetação de Mata Atlântica e com belas cachoeiras. Uma natureza rica e diversificada.

“Aqui é uma região onde os tropeiros passavam no caminho da estrada Real e levavam os queijos para o Rio de janeiro. Eles maturavam os queijos para poderem viajar com eles e venderem por onde passavam.” conta o produtor.

Foto tirada na Fazenda Calhau / FOTO: ACERVO PESSOAL

Hoje, eles produzem 22 queijos por dia, em média 220 litros de leite. Seus gados são de raça girolando e alimentam soltos com pastagens de braquiária.

O queijo cargo chefe da fazenda, é o fresco com 5 dias. “A região aqui gosta demais do queijo fresco com doces típicos da região, goiabada e o famoso doce de leite com queijo.” disse Aurélio.

A fazenda conta também com o turismo rural. Além de paisagens lindas e um aconchego de casa, os visitantes podem conhecer a história da fazenda, aprender sobre a produção do queijo, e participar de um café colonial delicioso, com degustação do queijo Léo Tapera.

Queijo Léo Tapera, fresco com 5 dias de maturação / FOTO: ACERVO PESSOAL

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

Funcionamento
  • segunda08:00 - 18:00
  • terça08:00 - 18:00
  • quarta08:00 - 18:00
  • quinta08:00 - 18:00
  • sexta08:00 - 18:00
  • sábado08:00 - 18:00
  • domingo08:00 - 18:00
image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters