A Fazenda Capela Velha, em São Roque de Minas na Serra da Canastra é propriedade de Guilherme Henrique e de seus irmãos Alexandre e Flávia.
“Desde crianças meus irmãos e eu fomos habituados com o dia a dia de uma legítima fazenda no interior da Canastra: o som das vacas e suas crias berrando, o canto do galo a conquistar suas parceiras e ao som inconfundível do leite caindo no balde durante a ordenha no curral.” Guilherme Henrique.
Queijo Canastra produzido na Fazenda Capela Velha;.
Guilherme e seus irmãos, se inspiraram sempre em seu avô Chico do Heitor, um reconhecido produtor de Queijo Canastra.
Chico do Heitor tradicional produtor de queijo Canastra, avô de Guilherme, em seu curral de pedras.
“E sob tutela do meu avô Chico que eu e meu irmão nos empenhamos pela continuidade na produção do Queijo Canastra seguindo assim a tradição familiar de várias gerações” diz Guilherme
O avô sempre preservou a criação de gado da raça Caracu, uma boiada que além de majestosa tinha uma cor única e era muito conhecida na região assim como seu avô.
Após sua partida, Guilherme e seu irmão assumiram a administração e produção da fazenda mantendo sempre em mente as lições ensinadas pelo avô e também pela paixão por esse queijo que tem mais de 200 anos de história.
‘Estes são os verdadeiros motivos para dar continuidade a esta bela história de vida dedicada inteiramente a produção do queijo Canastra de nosso querido avô.” ele completa
O queijo é maturado na própria fazenda que fica a 2 km quilômetros da cidade.
Agora em 2017 o queijo da fazenda Capela Velha recebeu medalha de prata no concurso Mondial Du Fromage na cidade de Tours na França.
Queijo Canastra premiado com medalha de prata – Fazenda Capela Velha
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.