A trajetória da Fazenda e Queijaria Possamai se inicia no ano de 1984, no município de Pouso Redondo, no coração de Santa Catarina. Nessa cidade, a união entre os fundadores, Osmar Possamai e Iria Possamai, deu origem a uma tradição familiar única e perene até os dias atuais.
Como a família Possamai é originária da Itália, sempre foram muito ligados à cultura italiana. Eles possuiam algumas vacas de leite e a matriarca, Iria Possamai, aprendeu a receita do queijo italiano com a sogra. Até que em 1984, o casal começou a comercializar os queijos que produziam com o leite da sua fazenda como forma de pagar a compra do mês no mercado. A ideia deu certo e a empresa foi crescendo.
Fazenda Possamai não é apenas uma fonte, mas um lar, onde a qualidade começa!
“Começamos a comercializar o queijo que era produzido por nossa família italiana e já estamos na terceira geração da empresa, mas mantemos os mesmos valores e princípios de quando tínhamos apenas uma vaca e é essa conservação que torna nossa empresa tradicionalmente única.”
A queijariq tem a capacidade de processar mais de 7 mil litros de leite diariamente, o que rende em torno de 700 kg por dia, graças a rentabilidade do leite e sua alta qualidade. Cada queijo produzido segue a sua receita original, transmitida de geração em geração, mas com um toque de modernidade.
Toda a produção de leite, base fundamental do laticínio, provém da Fazenda Possamai. Aqui todos os processos são meticulosamente gerenciados, o que garante um produto final de alto padrão e qualidade. “Afinal, para fazer um queijo com diferencial é preciso um leite de excelente qualidade, e é exatamente isso que buscamos diariamente.”
Atualmente a fazenda tem mais de 600 animais, sendo 300 vacas em lactação. “A fim de garantir o bem-estar animal, mantemos nossas vacas em galpões no sistema Compost Barn e para uma alimentação de qualidade produzimos a silagem, a ração e o pré-secado usados. Nossos animais são criados na fazenda desde o nascimento até a fase da lactação, garantindo uma genética exclusiva.”