Menu Fechar
Fechar
image

Filho de queijeiros, Carmito Pereira de Oliveira Júnior é produtor do Requeijão Baiano que está na família a mais de 4 gerações.

“Tenho lembranças de minha família na produção de queijos artesanais.”

A fazenda fica localizada as margens da BR 122, na cidade de Candiba-BA. Microrregião da Serra Geral do Espinhaço, também conhecida como Serra de Monte Alto.

O famoso Requeijão Baiano é uma receita que está na família há mais de 4 gerações. É um queijo de coagulação ácida, em que a massa cozinha por um longo período até caramelizar, por fim, ele é frito em manteiga de garrafa. Esse processo dá ao requeijão sua cor característica, laranja. O cheiro lembra doce de leite, com notas de caramelo e defumado.

Requeijão Baiano, receita que está na família do Carmito a mais de 4 gerações. / Foto: Acervo pessoal.

“Meus familiares hoje não estão mais na atividade, mas, sigo dando sequência na receita. Quero poder destacar a importância do queijo artesanal, a ancestralidade do Requeijão Baiano e seu modo de fabricação passado de geração a geração.” disse o produtor.

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters