No Sítio Esperança, aos pés da grandiosa Serra do Orobó, em Ruy Barbosa (BA), o produtor Aurélio Pires, sua esposa Flaviana Pires e sua mãe Vânia Pires têm se destacado com a produção de queijos especiais.
Engenheiro civil de formação, Aurélio se apaixonou por queijos em viagens a trabalho, fazendo obras industriais. Desde então, testar receitas próprias passou a ser um hobby na família.
Aurélio buscou inspiração especialmente em regiões de grande tradição queijeira, como o Serro e a Serra do Salitre (MG) e também Canaã dos Carajás (PA).
As vacas do Sítio Esperança são da raça Girolanda e se alimentam de palma, capim, às vezes silagem de milho, concentrado de milho, soja e núcleo, lacton… depende da época do ano e do que a Caatinga oferece!”
Atualmente são processados cerca de 130 litros de leite por dia. E são vários tipos de queijos: coalho para churrasco, coalho semi-cozido capa vermelha, fumaça e vinho, orégano, vinagrete, pimenta calabresa, manjericão e tradicional (alguns deles nas fotos acima). Três tipos são curados na tábua de leite cru (20 dias na tábua em temperatura ambiente e mais, no mínimo, 30 dias na geladeira): o Black Orobó, o Serra do Orobó e o Gibão de Couro.
Desde julho de 2022, o Laticínio Sabor do Campo conta com o Selo de Inspeção Municipal de Ruy Barbosa e comercializa os produtos na região que abrange o Consórcio Chapada Forte (Chapada Diamantina).
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.