image

“Aos 9 anos de idade aprendi fazer o Queijo do Serro em Conceição do Mato Dentro (MG), na Fazenda do Comboio (da família) em 1973. Na época não tinha eletricidade e o transporte dos queijos era feito por mulas. Daí a necessidade de curar os queijos. A bancada e as formas eram de madeira e se usava o pingo”, conta Eduardo Lo Buono, produtor da queijaria Latte Buono.

“Desde meu primeiro contato com a magia da transformação do leite em queijo, ficou gravado na minha memória o processo básico desta alquimia láctea. Daí, a vida foi me encaminhando para o aperfeiçoamento e para o conhecimento do universo do queijo artesanal, através de cursos e principalmente através da rede de profissionais envolvidos.”

“Em 2000, fiz um curso na Frialp – Queijaria Suíça em Nova Friburgo, RJ. E, em 2013, iniciei a criação de bufálas – onde passei a fazer os queijos, que antes era feito com leite de vaca. Ficaram excelentes e o rendimento na produção é superior.”

A fazenda fica localizada na zona de amortecimento da Serra da Concórdia, distrito de Quirino, município de Valença. Estamos a 700m de altitude, região com clima ameno, mas que no inverno “esfria bem”. Além da beleza natural, o terroir ainda proporciona outros recursos que auxiliam na produção.

Meu pai sempre me dizia que: “o queijo começa no pasto. Além dos minerais na água, na terra também.”

O gado é formado por búfalas das raças Murrah, mediterrâneo e Jafarabadi, que juntas somam 70 cabeças. A alimentação do gado fica por conta de pasto natural, capiaçu e cana na seca, o que gera 70 L de leite, diariamente.

Whey protein de búfala, produzido na fazendo,e possui o dobro de proteína.
Doce de leite de bufála

O queijo Bufálo Brie, de casca florida – com Penicilium candidum – maturado durante 35 dias, é considerado o carro chefe da queijaria.

Em busca de mais conhecimento, o produtor sempre busca se especializar: “Recentemente fiz mais 2 cursos, um na Rica Nata, em 2022. E outro na Casa do Queijeiro, em 2023, em Juiz de fora.

Além de Eduardo, a fazenda conta com o empenho e a dedicação de sua mulher e seus filhos, que estão envolvidos na maturação.

Confira alguns queijos autorais com leite de bufála produzidos na fazenda:

Adoraríamos saber o que achou!

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

Funcionamento
  • segunda08:00 - 17:00
  • terça08:00 - 17:00
  • quarta08:00 - 17:00
  • quinta08:00 - 17:00
  • sexta08:00 - 17:00
image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters