Veterinário formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 1987, Leôncio foi extensionista de pecuária da Emater – PR e atua no Corpo Técnico Científico da SerTãoBras desde 2009.
Participou de todas as reuniões que resultaram nos avanços nas leis estaduais e federais até o ano 2000 e atuou no mapeamento das queijeiras que faziam queijo com o uso de pingo, com o objetivo de caracterizar o modo de fazer queijo.
Auxilia e participa, pela SerTãoBras, na criação de SIM’s em todos os municípios da Canastra, em vários de outras regiões e em alguns de outros estados. Presta assistência direta junto a SerTãoBras ao SIM de São Roque de Minas, contribuindo para o resultado de grande quantidade de estabelecimentos registrados.
Trabalhou na assistência técnica aos produtores da Cooperativa de Bambuí-MG, e foi Secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e presidente do Conselho de Defesa do Meio Ambiente em Bambuí-MG.
Especialista em Produção de Ruminantes (UFLA) e Mestre em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (IFMG) Garde et Jurè (Guilde Internationale Des Fromagers).
“Leite cru é outra coisa. Esse leite pasteurizado que vocês tomam é um cadáver. Ele não está vivo, não.”