Marco Paulo Quirino Costa é fabricante do Gir da Lenda, um queijo de leite cru de massa semi prensada que ele cura 40 dias para potencializar o sabor. “Pertenço a uma família, originalmente rural, desde os idos de 1837, quando meu bisavô Luís Quirino construiu a Fazenda Lagoa em Ibitira, Martinho Campos, Minas Gerais. De lá pra cá, já sou a 4º geração de produtores de leite e consequentemente seus derivados, mais especificamente o queijo” se orgulha Marco.
“Somos criadores do gado da raça GIR. Animais rústicos, originários da India, sendo o Gir um zebuíno com aptidão leiteira. Este gado produz um leite de ótima qualidade, com altos teores de gordura e extremamente saboroso, tornando-se assim, um dos melhores para produção de queijos.”
O queijo do Gir da Lenda é feito há mais de 20 anos. Mas Marco sentia que necessitava se aprofundar na arte de maturação de queijos e viajou para a França para assistir ao curso intensivo de cura da Maison Mons em setembro de 2018. Após ter aulas teóricas e práticas de métodos de cura diferentes para cada família tecnológica queijeira, ele voltou com força total para revolucionar o queijo artesanal brasileiro.
“Eu vi que precisava dar um “up grade” no meu negócio. Estamos vivendo aqui no Brasil, um momento jamais visto, quanto à valorização da produção e comercialização de queijos. Marco agora dá consultorias para produtores de queijo que queiram implantar um sistema de maturação na sua produção.
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.