Monica foi urbana e trabalhou com teatro por 40 anos. Há 10 anos mora na Serra da Bocaina em Bananal São Paulo e há quatro anos produz queijos de cabra. São três tipos: o paixão absoluta, o Neve da montanha e o Xevre do condado.

Monica é filha de mineiro e apreciava queijo desde menina. Quando foi morar na Serra da Bocaina, começou a experimentar e fazer queijos com leite de cabra.

O queijo é produzido na Serra da Bocaina-SP, no Vale do Paraíba, nas costas da enseada do Bracuy em Angra dos Reis. A fazenda está a 700m de altitude. Suas cabras pastoreiam e passam a maior parte do dia ao ar livre. E além de queijo, Monica também produz Cogumelos Shitake, cúrcuma e café.

Em 2025, Mônica lançou o livro “não conte para as formigas”, pela editora 7Letras, na obra a história é escrita do meio da mata atlântica e cada página, infinitos tons de verde, uma orquestra de sons de passarinhos e insetos, a luz oblíqua entrando pelas janelas de vidro. Essas são as tintas que Mônica usa para pintar seu livro como uma tela sensível, cheia de sons, mas também de fúria. No cenário deslumbrante, entretanto, também anoitece, e esse também é um livro sobre a noite. E falar aqui de dia, noite, tela não é em vão: para contar sua história, uma história de acerto de contas, fim de amor, afetos perdidos e imensos reencontros, Mônica criou uma pequena selva de metáforas, numa espécie de sistema intrincado de imagens que vão desenhando uma história que é de trauma, de tristeza, de coisas que se quebram por dentro, mas também de descoberta de si, de renascimento, de cura. A prosa de Mônica tem uma avidez, um jorro, um jato de correnteza batendo na pedra. E, mesmo na noite escura, a gente vê o dia nascendo.

Adoraríamos saber o que achou!

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2025 - Todos os direitos reservados.