image

A loja O Mió do Queijo, especializada em comércio virtual, completou em 4 de abril de 2021 um ano de vendas online no Brasil, de um projeto de começou em 2017. Na gama, os cliente encontra mais de 160 referências de queijos brasileiros, tudo artesanal!

Percurso da Mió do Queijo

Alex Andrade sofreu um acidente em 2016 e ficou quase um ano sem andar. Quando já estava se restabelecendo, foi acampar com amigos em 2017 e conheceu o queijo ‘parmesão de Alagoa’. “Um colega me apresentou esse queijo, que era assim chamado na época. Imediatamente me deu uma vontade de fazer algo novo com o objetivo de ajudar, comprei 12 peças para poder fazer uma pesquisa de mercado com pessoas da família. A aprovação foi por unanimidade! Mas meu intuito não era apenas comprar e vender, tinha naquele momento um sentindo muito maior, queria ajudar pessoas, já que eu havia escapado da morte por um milagre de Deus. Foi então que decidi ir até a cidade de Alagoa, em Minas Gerais, para entender como poderia surgir um negócio ajudando aqueles produtores” disse Alex.

Eventos com 200 mil pessoas

Chegando lá se encantando com o local. “Mas logo observei que a exploração dos produtores pelos atravessadores era notória. Na pousada que estava hospedado ouviu muitas historias tristes de produtores, suas dificuldades com a lida e o costume de vender queijos por preços muito abaixo do que seria justo para aquelas famílias” disse Alex.

Lá mesmo na pousada ele conseguiu contatos e foi visitar alguns produtores inclusive do queijo que havia conhecido no camping. “Junto dos produtores vi a grande necessidade de criar negócios para beneficiar a todos, a ideia surgiu! Fiz meu primeiro evento com os queijos dessa viagem e tive muito sucesso“.

Alex então criou sua loja online e conheceu outros produtores artesanais que poderiam ser mais valorizados em suas degustações. O ano de 2018 foi repleto de eventos de degustações em todo país, sempre contando historias dos produtores da cidade de Alagoa-MG

Em 2019, o volume de vendas já alcançava 3 toneladas de queijos por mês, beneficiando assim 14 famílias. “Jamais diminuí o valor que pago ao produtor, essa é minha ética” afirma o comerciante.

Despachos diários

Em 2019 , a convite da EMATER participou como jurado do Concurso do Queijo d’Alagoa da Emater, o que foi para ele um grande reconhecimento da sua dedicação e trabalho junto aos produtores.

Jurados do concurso de Queijo Artesanal ALAGOA 2019

Em 2020, com a pandemia, impossibilitado de fazer eventos, Alex começou a vender online. A loja tem também mais de 130 de outros produtos artesanais brasileiros: charcutarias, doces, temperos e antepastos. “Somos felizes por passarmos momentos onde podemos educar clientes, ajudar produtores e sermos vistos como um projeto que nunca visou o lucro a qualquer custo” disse ele.

CONHEÇA NOSSO E-COMMERCE

Contatos:

Adoraríamos saber o que achou!

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters