“Por desejo de viver no campo, decidi me mudar para a roça em 2017 e um belo dia, resolvi comer um queijo feito por mim. Comprei leite do vizinho e fiz o queijo com a orientação de mamãe. Deu certo e o queijo ficou delicioso. A partir daí embarquei nessa aventura e apaixonei pela arte de fazer queijos” conta a produtora Valéria Mourão.
Depois de provar o seu queijo e apaixonar pela produção, Valéria realizou alguns cursos e se especializou no Queijo Minas Artesanal. Embora ela não tenha tradição queijeira, o queijo se tornou para ela uma paixão.
“Não fiquei só no empirismo. Busquei cursos, publicações, literaturas específicas a fim de me especializar na arte. E a medida que eu ia me aprofundando no mundo dos queijos, o amor pela prática queijeira foi só aumentando.” disse Valéria
Construiu a sua queijaria e realizou o processo de legalização tanto do ponto de vista sanitário quanto o da inspeção municipal. “Sonho, agora, em me especializar com um curso de maturação na França e construir a minha Cave revestida de cristais, pedra semipreciosa abundante na minha região, para produção de queijos especiais.” conta a produtora.
A queijaria Cristal de Minas está localizada em Cristais, cidade do sul de Minas, banhada pelo lago de Furnas na região da serra da Boa Esperança, em uma altitude de 815 metros.
Os animais de raça raças Jersey, Gir, Girolando e Jersolando se alimentam exclusivamente de pastagem complementada com ração balanceada e sua água é potável, o que resulta em uma matéria prima de qualidade superior.
De todas sua produções, Valéria conta que o Queijo Alforria, é o cargo chef na queijaria. Um Queijo Minas Artesanal que foi premiado com uma medalha de bronze na Expo Queijo Brasil 2022.
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.