A Queijaria das Fridas fica localizada na fazenda Fundanga no leste de Minas Gerais, no município de Aimores, a cerca de 30 km do município. Numa altitude de cerca de 200 m de altitude, que lhe confere estações bem delimitadas: muito quente no verão e um inverno mais frio.
Segundo Valéria Maria Gomes de Oliveira, produtora da queijaria, o início da história da propriedade começa com a busca da família por queijos para consumo próprio, optando por tentarem fazer o próprio queijo – uma vez que já eram produtores de leite. Se transformando, assim, numa família apaixonada por queijos.
A queijaria está em processo inicial: “Vendemos para poucos clientes. Mas, estamos em busca de crescimento e em busca de conhecimentos para melhorar nosso produtos”. A produção começou com a fabricação do queijo Minas frescal e agora já fabricam o Minas padrão. Sendo o queijo artesanal autoral o sonho da produtora.
LEITE DE VACAS JERSEY CRIADAS FELIZES A PASTO
A pequena produção vem do leite das vacas Jersey, criadas felizes a pasto e suplementados no inverno com silagem, produzem em média, 1000 litros de leite. E além de darem o sabor aos queijos, as Jerseys também são responsáveis pelo nome da propriedade. O nome da queijaria é uma homenagem ao rebanho, já que elas vieram de Santa Catarina, e lá alguns produtores a chamam assim. “Quando decidimos fazer os queijos decidimos colocar esse nome.”, conclui.