Renato Almeida Fonseca produtor da queijaria Dom Carmelo conta que resolveu produzir queijos após passar por uma dificuldade e desde então, está bem feliz com o resultado. Ele é a primeira geração da sua família à produzir queijos.
“O nome do queijo ‘Dom Carmelo’ é o apelido que um antigo patrão do meu pai deu para ele e resolvemos então, homenageá-lo.” disse o produtor.
A queijaria Dom Carmelo está localizada em Itamonte/MG, na Serra da Mantiqueira, a mais ou menos 900 metros de altitude.
O leite utilizado na fabricação dos queijos é produzido na própria fazenda – cerca de 1700 litros – por dia. O rebanho rebanho é composto por vacas girolando ,todas registradas, em lactação. São 60 vacas alimentadas com uma dieta de silagem de milho, soja, fubá, sevada, caroço de algodão ,feno e sais minerais.
Fazer com qualidade e fazer sempre”
Renato conta que de todos os queijos produzidos, o carro-chefe é o Minas Padrão. “No primeiro ano de fabricação me falaram aqui no nosso sindicato rural: ‘Manda para Araxá ,este queijo está muito bom.’ Resolvi mandar no concurso de 2022 pelos correios e para a minha surpresa, ganhamos uma medalha de ouro.”
Um pedacinho de felicidade em cada mordida. Explore o mundo dos queijos e descubra novos sabores para apaixonar o paladar!