image

No ano de 1965, com apenas três anos de idade, Ornan Miguel de Miranda, juntamente com seus pais e mais dois irmãos, saiu da cidade de Sabinópolis – microrregião do Serro – terra fria e montanhosa em direção à cidade de Governador Valadares, terra de muito calor e pouco frio.

Após sete dias de uma cansativa viagem , ele chega a seu destino, como nos conta em versos sobre a sua história:

Além da viagem que mudaria os rumos de sua vida, Ornan também se lembra de outros momentos que marcaram sua história:

“Minhas mãos ainda não davam conta de segurar um queijo, e lembro de estar sentado em uma ponta de um banco de madeira e meu pai na outra. No meio uma tábua onde ralávamos e dávamos acabamento aos queijos. Um por um! Sentia aquele aroma gostoso, a presença de meu pai! Ali eu aprendia não somente sobre queijos….”

O nome que estampa a queijaria é derivado de um apelido da infância, como ele nos conta: “Quando eu era criança recebi o apelido carinhoso de “Kinha”. Esse apelido pegou e muitos me conhecem somente pelo apelido. Quando comecei a minha produção comercializava junto com meu pai. Eu produzia pouco e fazia com muito capricho e dedicação. Os comerciantes começaram a pedir ao meu pai pelo queijo do Kinha, se referindo aos queijos que eu produzia. Daí o nome do nosso queijo : QUEIJO DUKINHA.”

Hoje em dia, no município de Campanário – MG, região do Vale do Rio Doce, numa altitude estimada em 342 m, de clima tropical. E com um rebanho em torno de 70 vacas, predominante da raça Girolanda. Kinha utiliza os 450 litros de leite coletados, em média, por dia, para produzir o QMA tradicional – o carro chefe da queijaria – em dois tamanhos: 500 gr e 1kg, em média. Sendo um queijo de “casca lisa, textura firme e pouca acidez.”

O queijo, maturado na própria fazenda, é comercializado por atacado e varejo, sendo revendido para supermercados, empórios e padarias.

Adoraríamos saber o que achou!

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2025 - Todos os direitos reservados.