image

A Queijaria Lita, com sede em Paranavaí, no Noroeste do Paraná, faz queijo com amor e leite pasteurizado de vacas Jersey criadas livres no pasto. Atualmente são três tipos de queijo: Lita Fresco, Lita Maturado (60 dias de maturação) e Lita Cremoso (processo de 60 dias para ficar pronto). Em breve será comercializado também o Lita Meia Cura (em torno de 20 a 30 dias de maturação). Tudo isso com o processamento de cerca de 200 litros de leite por dia, somente da propriedade.

A esquerda os pais de Talita, Genecio Feuser e Deleusa Silveira Feuser e à direita a filha Talita, sócia do empreendimento

A queijaria integra a Rota do Queijo Paranaense. “A criação do roteiro é um reconhecimento do trabalho do produtor paranaense e estamos muito felizes por participar” disse Talita, que deseja dar continuidade ao saber-fazer dos seus avós.

A tradição de fazer queijos começou com avós de Talita e hoje está nas mãos dos seus pais

A fabricação é um processo minucioso feito com muito capricho, desde a alimentação, saúde e bem estar das suas vaquinhas, controle de qualidade do leite, até a maturação, com o objetivo de chegar no ponto ideal de sabor e cremosidade. A Queijaria Lita tem o SIM (Selo de Inspeção Municipal)

Queijo com o carinho das mãos ❤️

É uma produção artesanal, livre de aditivos ou conservantes, que traduz toda a saúde do rebanho. As vendas são feitas com parceiros comerciais em Paravanaí e Maringá e também de forma direta pela internet (pedidos pelo link na bio do Instagram ou pelo telefone/WhatsApp abaixo).

Esse é o Lita Maturado: do coração dos produtores para a sua mesa!

No silêncio da sala gelada
vejo o sol dourado
beijando as árvores
modelando, massageando
o amor nos nossos queijos
ouço um rio
uma cachoeira mansa
no escorrer do soro na mesa
tudo é belo
tudo é paz
felicidade é ver os brancos
que se tornarão dourados como o sol
quando a maturação se completar
assim é a vida!

Poema escrito por Deleusa, inspirado na feitura dos queijos

Sol e uma lua cheia de queijo ??

Fotos: @coastfotografia

“O turismo agregado à produção de queijos é um atrativo a mais para as pessoas conhecerem os nossos queijos”, acredita Talita

Fotos: @coastfotografia

Oi, eu sou a Júlia! ❤?

As vacas da fazenda têm nome, são tratadas com amor e têm todo conforto para uma existência feliz e saudável.

Contato

Adoraríamos saber o que achou!

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters