Francisco Henrique de Paiva Neto, produtor na região de Autazes, no Amazonas, conta que no matrimônio de seus pais, em 1967, filhos de produtores rurais, começou a história da Fazenda Água. Começaram a produzir seus próprios queijos, e seus conhecimentos foram passados para os filhos, que continuam o legado. Em busca de melhorias conseguiram a inspeção municipal (SIM) no começo de 2024, e estão na busca da inspeção estadual (SIE) e também do selo Arte.
O queijo é produzido em Autazes, onde fica a queijaria, na sede do Município, e conta com características únicas devido a geografia da região, “aqui temos os períodos das cheias que dura 6 meses e período das vazantes que também dura 6 meses, onde tempos pastos naturais nas várzeas.”, conta o produtor.
Contando com um gado composto por bovinos zebuínos e búfalos mediterrâneos, que produzem, em média, 120 litros de leite por dia, usados na fabricação de queijos, Francisco busca comprovar que existem produtos de qualidade além do sudeste: “quero que saibam que aqui no Amazonas, a pecuária sustentável e a agricultura familiar também produz produtos de qualidade e de reconhecimento nacional e internacional.”