Antônio Possebon e Grace Maria Sossai Possebon sempre tiveram contato com a área rural, sempre gostaram. Mas quando compraram o próprio sítio, ele trabalhava com informática e ela em um banco. E foram tocando o negócio da roça como atividade paralela, entregavam o leite para um laticínio.
Depois de Antônio se aposentar, em 2018, o casal fez um curso no Senar em 2019, sobre fabricação de queijos. A etapa seguinte foi a construção da queijaria (em 2020) com objetivo de produzir e vender seus próprios queijos. Em 2022, com a diminuição dos efeitos da pandemia, o próximo passo é começar a divulgar mais suas criações.
A criação de vacas das raças Girolando e Jersolando a pasto exige pequena suplementação de ração na hora do retiro do leite e silagem no inverno”
O primeiro queijo foi o rústico, de massa prensada crua maturado em temperatura ambiente. Depois veio o k209, de massa cozida, inspirado nos queijos duros italianos, que sempre foi a paixão deles. O terceiro, queijo da Grace, foi uma criação de Antônio em homenagem à esposa. É de massa semi-cozida feito a pedidos de amigos que queriam um queijo macio e de sabor suave. Depois vieram os maturados em café, vinho, cachaça e os queijos de coalho.
Queijos artesanais em pequena pequena quantidade, feito com cuidado e muito capricho. Não por acaso, a Queijaria Possebon já tem registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
Formatos e gostos variados feitos só com leite da propriedade: são beneficiados cerca de 100 litros por dia
O queijo rústico é de massa crua
Terroir propício para bons queijos: a Fazenda está a 570 metros de altitude, no Vale do Rio do Peixe, em Bofete (SP)
Contato
PRODUTORES: Antônio Possebon e Grace Maria Sossai Possebon
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.