Menu Fechar
Fechar
image

Sempre fizemos parte de uma família produtora de leite, então a produção de queijos sempre se fez presente em nossa história. Desde a época do meu avô que produzimos leite em nossa pequena fazenda, comercializando para grandes lacticínios. Com o tempo, por não termos um grande volume e por dificuldade de acesso, mesmo com nossa exímia qualidade do leite, fomos simplesmente dispensados.

De um dia para o outro, o laticínio passou a não ter mais interesse em buscar nosso leite. Ficamos desesperados, sem saber o que fazer e nos sentindo “expulsos” do campo. Meus pais começaram então a produzir queijos frescos, para dar finalidade ao pouco de leite que sobrou das vacas que não conseguimos vender. Foi a maneira que encontramos de não encerrarmos de vez com as vacas leiteiras na propriedade, mesmo sabendo da “ilegalidade” que estávamos cometendo, mas não enxergamos outra saída naquela época.

Depois de muitos cursos, construímos uma queijaria totalmente dentro da legislação do queijo minas artesanal, e esse plano de negócios foi tema do meu TCC, na minha graduação em Administração de Empresas, em 2018. Desde então meus pais produzem o queijo Canastra, porém não tínhamos qualquer tipo de certificação.

O rebanhos gira em torno de 20 vacas em ordenha. É um gado voltado a raça Gir e Caracu. A alimentação do gado é 100% pastagem, utilizando-se do método de rodizio de piquetes e na seca plantam culturas de inverno, onde complementam com feno. Esse gado é responsável por 150 litros, em média, diariamente.

Atuando em São João Batista do Glória, um dos 8 municípios que compõem a microrregião da Canastra, os produtores da Queijaria Tradição Vilela ainda comercializam outros produtos agroalimentares artesanais, contando com uma loja especializada em produtos regionais.

“Em 2022, eu voltei para fazenda, e me dediquei totalmente na certificação e produção do queijo. Hoje nossa queijaria está certificada. Somos uma agricultura familiar. Somos produtores de Queijo Minas Artesanal da Serra da Canastra e pertencemos a um dos 8 municípios que compõem a microrregião da Canastra. Temos orgulho disso.”

Produtores: Ebenezer Vilela, Luciana Vilela e Laís Vilela
Contato: (35) 99897-1882
Endereço: Queijaria Tradição Vilela – Fumal, São João Batista do Glória – MG, 37920-000
Instagram: https://www.instagram.com/tradicao_vilela/

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

Funcionamento
  • segunda06:00 - 20:00
  • terça06:00 - 20:00
  • quarta06:00 - 20:00
  • quinta06:00 - 20:00
  • sexta06:00 - 20:00
image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters