image

O queijo canastra artesanal ” Vale do Ouro” é produzido pelo senhor Diego Simões e sua esposa Maria Graziele, na fazenda Três Barras, a 35 km de São Roque de Minas, que possui produção de queijo artesanal a 200 anos na mesma família e agora disponibiliza a todos sua produção online, entregue em casa.

Aprendendo desde cedo a lida dos queijos com o avô Eurípedes Simões Cubas, um mestre queijeiro com mais de 60 anos dedicado a produção de queijo canastra, Maria Graziela faz parte da quinta geração de produtores de queijo da canastra: “A minha família possui a mesma propriedade a mais de 200 anos e aprendi a fazer queijo quando criança com meu avô e minha mãe. O queijo sempre fez parte da minha história e é a base do sustento de toda a minha família.” “O meu bisavô foi o primeiro a criar um entreposto no município para fazer distribuição de queijo.”, completa.

Hoje a quinta geração de mestres queijeiros continua o trabalho de gerações. “Produzimos queijo na Serra da Canastra, a fazenda possuí uma altitude de 940 metros acima do nível do mar e com temperatura amenas.” O rebanho é composto de vacas girolandas, “temos uma pastagem mista de braquiária e a nativa macega, nos messes de inverno complementamos com silagem de milho”, completa.

Características do queijo Canastra Tradicional:

Terroir: Microrregião Serra da Canastra (IG)
Produção: massa prensada à mão – artesanal e orgânico
Tipo de Leite: leite cru de vaca
Tipo de queijo canastra: tradicional Fazenda Vale do Ouro
Casca: casca amarela lisa – lavada
Textura: massa firme, macio e cremoso.
Peso: entre 1 quilo a 1,2 quilos
Maturação: 10 a 20 dias

O leite usado na fabricação de queijos tem produção da própria fazenda, com média de 90 litros de leite por dia.

Lembro do meu falecido avô que sempre dizia queijo é bom pra tudo.

O carro chefe é o queijo canastra, “de casca amarela é muito macio por dentro, sabor marcante e suave combina muito bem com vinhos, queijo com muita gordura”. O queijo tradicional é produzido artesanalmente dentro da microrregião da Serra da Canastra, onde a combinação do tipo de pastagem, gado, clima, relevo e pureza da água garante sabor único ao queijo, que é feito apenas com leite crú coalho, pingo e sal.

Adoraríamos saber o que achou!

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

Funcionamento
  • segunda08:00 - 18:00
  • terça08:00 - 18:00
  • quarta08:00 - 18:00
  • quinta08:00 - 18:00
  • sexta08:00 - 18:00
image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters