O casal Maria Cristina Costa Faria e Adriano Cassimiro de Faria é produtor de queijo minas artesanal da Serra da Canastra na Fazenda Palmital em Vargem Bonita, Minas Gerais. Eles acabaram de receber o certificado de inspeção municipal de Vargem Bonita para fabricar queijo Minas artesanal canastra. Outro motivo de felicidade é que e a filha Camila, 20 anos, já trabalha ajudando os pais nas vendas e produção, continuando a tradição queijeira.
A fazenda é herança de família, os avós de Cristina já faziam queijo canastra no local e, junto com a terra, ela herdou a tradição de fazer queijo artesanal. Vargem Bonita é um dos sete municípios do queijo tradicional na Serra da Canastra. Os queijos são 100% leite cru, com pingo (fermentos naturais) e no tamanho do canastra tradicional, em torno de 1,2 kg .
“Há várias gerações produzindo queijo Canastra, nós lutamos pra manter essa tradição viva produzindo queijos de qualidade e sabor inconfundíveis. Na fazenda que, antes, do garimpo era extraído o diamante. Agora o queijo é a preciosidade que a Canastra nos proporciona, produzido às margens do rio São Francisco”
A ordenha é mecânica, implementada há 5 anos. A alimentação do rebanho de cerca de 30 vacas é o pasto natural, complementado com ração e silagem nos períodos de seca.
Os queijos são curados no mínimo de 15 dias na própria fazenda. Outra produção é a de doces, em venda direta para consumidores na própria fazenda.
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.