O queijo canastra do Ivair é produzido no sitio Bela Vista, a 730 metros de altitude no vale Vargem Grande. “Temos bastante umidade na nossa queijaria, é uma região rica em pedra calcária, isso da o sabor e tipicidade únicos do nosso queijo” explicam os produtores Ivair e Lúcia, que ganharam a medalha super ouro no Mundial de Tours em 2019. Eles transformam o leite da propriedade, entre 250 a 500 litros por dia dependendo da época do ano, em queijaria certificada pelo SIM.
O rebanho é misto, várias raças que se adaptaram à alimentação natural de pastagem no verão e silagem de milho no inverno.
“Nossos queijos artesanais são especiais. Os fungos têm funções probióticas para a saúde humana. Eles surgem naturalmente graças ao clima, altitude e terroir da região da Serra da Canastra. E são cultivados com todo o cuidado e controle. A temperatura e umidade são supervisionadas diariamente” explica o produtor.
A fazenda recebia visitas em horários pré-agendados. (devido a pandemia está fechada para visitação por tempo indeterminado)
“Faça-nos uma visita e saboreie um autentico queijo da Serra da Canastra além de ter o prazer de ouvir varias historia da nossa linda região.”
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.