Menu Fechar
Fechar
image

Guto Campos e sua esposa Carolina Nalin são os fundadores da Queijos e Amigos, que comercializa queijos e produtos lácteos na região de Campinas. O pai de Carol, Paulo Nalin, é produtor de leite de cabras há 20 anos que fornece leite para alguns laticínios incluindo o laticínio Serra das Antas. Através dessa conexão, o casal entrou no mundo dos queijos artesanais e o que era paixão se transformou em escolha profissional.

Guto e Carol
Guto e Carol do queijos e amigos. FONTE: Guto/acervo pessoal.

Começaram a garimpar excelentes queijos e propor degustações para amigos. Agradou tanto que hoje eles fazem degustações em condomínios, cervejarias, eventos e na casa de pessoas que querem desfrutar um momento de conexão com os queijos. “Percebemos que as pessoas têm muita conexão afetiva com os queijos, são momentos inesquecíveis e compartilhados, por isso surgiu o nome Queijos e amigos” conta Guto.

Guto na mesa de degustação
Guto Campos em uma de suas degustações. FOTO: Guto/Acervo Pessoal.

A gama tem queijos de vaca, ovelha, búfala e cabra e variam de acordo com as estações, em diferentes tipos de maturações. Eles propõem harmonizações com geléias, pães com fermentação natural.

Durante as degustações, Guto conta as histórias e origens de cada queijo e des seus produtores. Dá dicas sobre a forma correta de armazenar o queijo para manter suas qualidades sensoriais.

E ensina o segredo da importância da ordem ao provar os queijos, ou seja, estabelecer uma graduação dos sabores mais suaves para os mais intensos, deixar os mais fortes para o fim. As mesas são decoradas com tábuas rústicas e cada família de queijo tem sua faca específica.

Guto treinando a análise sensorial. FOTO: Débora Pereira/Mons Formation

Para se especializar, Guto e Carol fizeram vários cursos de formação: cura de queijos, análise sensorial e curso de jurados de queijos.

Guto e Laurent Mons. FOTO: Débora Pereira/Mons Formation

Em julho de 2019, Guto viajou a França para fazer o curso intensivo de venda de queijos da escola Mons Formation. “Com o professor Laurent Mons nós aprendemos, entre outras coisas, um vocabulário específico para falar de queijos. Isso foi essencial para melhorar nossas degustações” explica Guto.

Eu tinha umas férias pra tirar e a Carol não estava trabalhando no momento, então decidimos profissionalizar e começamos pesquisar sobre queijos, disse Guto

Guto na escola francesa Mons Formation en julho de 2019

CONTATO
Telefone: (19) 99194-7726
Instagram: @queijoseamigos
Facebook: Queijos e Amigos
E-mail: [email protected]

Guto recebendo seu certificado na França. FOTO: Débora Pereira/Mons Formation

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters