Sandra é a terceira geração da família que produz queijos, conviveu com a “nona” na infância com quem aprendeu boa parte do que sabe sobre queijos, sua mãe fazia uma peça de queijo por noite para venda. Mas viveu um tempo na cidade, por que na época não tinha incentivo dos pais para permanecer na roça. Até conhecer Laércio e nascer Maria Olimpia, sua filha.
No Sítio, tudo começou com a perda de tudo, até dos sonhos. Em 2017, após a sucessão das atividades da propriedade da família do Laércio, iniciamos a atividade de leite com 2 vacas e o sonho de sermos produtores de leite. Então realizamos a compra de um lote de novilhas. Nosso primeiro ” bilhete do leite” foi de 380 litros onde ganhamos menos de 70 centavos por litro. Na época, éramos chamados de doidos por voltar da cidade para o campo e iniciar uma atividade que estava em crise. Então queríamos um nome para nosso lugar, e escolhemos “Sítio Esperança”. Sem saber que teríamos que ter muita esperança mesmo.
No primeiro teste de tuberculose tivemos animais positivos para a doença, no exato momento que descarregavam material para nossa primeira grande conquista, a nossa sala de ordenha. Foram 9 meses de interdição, e no segundo teste que positivou mais 2 animais, em um dia frio e chuvoso, entramos para nossa casa, passado meio dia, sem fome, com o peito doendo por ter que sacrificar mais animais, e então desistimos da atividade. Por 2 horas!
Passada duas horas resgatamos nossos sonhos e nossa Esperança, e firmamos que indiferente do que acontecesse não desistiríamos. E assim foi! Não bastasse tanta dor em ver nossos animais a cada pouco tempo, sendo sacrificados em uma vala, um temporal trouxe muitos danos, até caindo uma árvore em cima de nosso único carro, ficando por 9 dias sem energia elétrica. Fomos ceifados por 9 meses, mas com o talo baixo, assim como uma árvore que é podada, mas com esse período criamos raízes firmes e fortes. E quando o sol saiu crescemos, mais fortes do que nunca.
Queijo é um carinho em forma de comida. É entrega de amor! É nutrir o corpo e a alma.
Da nossa dor saiu um projeto lindo que se chama Amiga Vaquinha, onde recebemos de forma voluntária, crianças das escolas de nossa região para conhecer sobre a atividade de leite, e realizamos oficinas de queijos nas escolas, foi uma maneira que encontramos de honrar nossa cadeia de atividade. É lindo ver as crianças fazer seus queijinhos. E a formalização da nossa queijaria nasceu, após passar esse período. Queríamos agradecer aos nossos parceiros por tanta ajuda, então fizemos produtos derivados de leite para presentear e fomos incentivados a iniciar neste ramo que só estava adormecido em nosso coração.
Aqui o amor é nosso principal ingrediente. O respirar de cada dia é único, nos fortalece na jornada de seguir mostrando que é possível viver no campo, que é possível produzir queijos e ser valorizado por isso.
Os queijos são produzidos na Região Norte do RS, Barão de Cotegipe, 824 m acima do mar, com produção exclusivamente de leite do Sítio. Que conta com um rebanho composto por vacas jersey, holandesas, e cruzadas. São criadas a pasto com suplementação em sala de trato. <<Cuidadas com muito carinho, chegamos a inseminar novilhas com zero uso de antibiótico>>.
O Sítio Esperança é primeira queijaria de pequeno porte do Rio Grande do Sul com Selo de Inspeção Federal (SIF).
Produtores: Laércio e Sandra
Endereço: Secção Paiol Grande Ln 6
Contato: (54) 9 9998-4754
Instagram: https://www.instagram.com/sitioesperancaprodutosautorais/