Da junção de ideias, vontade, dom, paixão, sapiência, e condições edafo-climáticas, em 2017 foi dado início ao Projeto de Criação de Cabras Leiteiras com o objetivo principal de produção de leite para produção de queijos com terroir das terras altas da Bahia. Marnilson Santos, agricultor familiar, nativo dessa terra, com seus 2 hectares no entorno de Piatã-BA (cidade mais alta do Nordeste) e Paulo José Theóphilo Gertner (o Zeca), veterinário e criador na BA desde 1983 se uniram para dar início ao Projeto no Sítio Capão II.
Os registros junto a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ABCC/ACCOBA) se iniciaram em 2020. Foram selecionadas as matrizes que o Sr. Marnilson já tinha, crioulas da Chapada, e foram retidas as que pegaram registro P.A., Saanen e Parda Alpinas. O Zeca trouxe as Biotecnicas da reprodução e as Anglonubianas P.O. resgatando animais de linhagem Vida Nova e outros renomados plantéis do Brasil: FSA, DC, GIMA e Paraguassu e as Murcianas Granadinas P.A. usando sêmen importado da ES – CAPRIGRAN.
No início de 2022, o amigo e agora sócio, Dr. William Dutra Reis, de Governador Valadares-MG, se juntou a Marnilson e Zeca na multiplicação desse material genético com objetivo de seleção, sendo os critérios: Balde cheio, prolificidade e leite rico em sólidos. Assim estão povoando a Chapada e organizando o futuro Núcleo no Vale do Rio Doce-MG.
Os sócios no Projeto no Sítio Capão II levaram cursos de capacitação para a região com os mestres queijeiros artesanais Amaro Ezequiel e Felipe Cunha. O próximo curso será com Stephanie (Suíço de Morro do Chapéu).
“Seguimos na luta de cada dia para regulamentação e implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Piatã-BA para darmos início a produção formal”, explica Zeca. Pois hoje com 30 litros dia e produção “caseira” eles não atendem a demanda local, ainda de forma informal.
Fornecendo cabritos(as) para criadores dos municípios do entorno, somos incentivadores da atividade principalmente para os pequenos produtores, verticalizando a produção e vendendo na região não só leite, carne e matrizes, mas também queijos, cortes, defumados e embutidos, agregando valor à atividade local
Ao se unirem ao Núcleo Bahia da SerTãoBras, o intuito é organizar uma Rota de Agroturismo e uma melhor representatividade dos queijeiros junto às autarquias estaduais. “Com muito otimismo, enxergamos bons ventos em um futuro próximo promissor!”, destacam Paulo Gertner (Zeca), Marnilson Santos e William Dutra Reis; Sítio Capão II, Afixo: Vida Nova.
Marnilson com as cabrasZeca em PiatãO queijoWilliam e ZecaFotos: Arquivo Pessoal
CONTATOS
PRODUTORES: Paulo Gertner (Zeca), Marnilson Santos e William Dutra Reis
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.