Começamos a fazer queijo a cinco anos. Compramos um sítio e fomos lidar com vacas de leite, até começarmos a fazer queijo. A três anos foi legalizado a nossa agro indústria familiar – onde atuam vendendo produtos regionais.
Foi através do queijo, que consegui conhecer outro país. Participamos do primeiro concurso de queijo do estado do Paraná que realizou-se em 1º de junho, em Curitiba, onde fomos premiados com três ouro e dois super ouro, e também uma viagem que a FAEP SENAR e SEBRAE realizaram, onde a sorteada foi a nossa queijaria que ganhou a viagem para a França para uma missão técnica com a SerTãoBras, em setembro de 2023.
O queijo colonial é o carro chefe da produção na Fazenda “Tia Nena”, onde contam com vacas tipo Holandesas e Jersey. Totalizando 19 vacas, em lactação, confinadas em “compost barn” e alimentadas com silagem, feno e ração
Livro “Os Queijos de Leite cru”, de Arnaud Sperat Czar, para download!
Links
Previous
Next
A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.