Do erro a premiação: queijo premiado nasceu de um erro na produção

Durante o prêmio Expoqueijo 2025, o queijo maturado de casca florida “Yatav de Leverger”, do Sítio Milagre da Vida, foi premiado com medalha de ouro. O queijo surgiu de um erro em seu processo de produção: como etapa do processo de maturação do queijo, uma das técnicas exigidas de limpeza é a chamada “toalete”, feita para que o queijo fique com a casca limpa e lisa – sem a presença de mofo.

“Acidentalmente houve uma falha na produção, passamos uma semana sem realizar o processo de toalete, e quando abrimos a geladeira estava tomado de mofo, quase jogamos ele no lixo”, disse a produtora do queijo, Ludymilla.

Buscando soluções para para contornar a situação, Ludymilla entrou em contato com o amigo Silas Vicente, da Quinta da Cartucheira: “Ele me disse: ‘não, não joga fora, pelo amor de Deus, traz o queijo do jeito que ele está para eu experimentar’ e eu levei”, conta.

Yatav, que significa agradar, passou no teste de paladar de Silas. E agradou ainda, o paladar dos jurados do Prêmio Expoqueijo. O queijo produzido com leite A2A2, também ganhou medalha de prata no Prêmio Queijo Brasil 2025, ocorrido em Blumenau (SC).

Fonte: Primeira Página

Compartilhe:

Deixe um Comentário

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2025 - Todos os direitos reservados.