Menu Fechar
Fechar
image

A Queijaria São Francisco fica localizada na pequena cidade baiana Amargosa, no Vale do Jequiriça a 240km de Salvador. Lá, o clima é úmido e semiárido.

A história de amor pelo queijo começou quando uma das produtoras, Monique Gomes, se mudou da Bahia para o Pará em 2014 e conviveu com uma mineira que produzia queijos todos os dias para consumo próprio. “E assim fui completamente abduzida pelo queijo no meio da floresta amazônica.” disse a produtora.

Recebimento do Certificado SIM (Serviço de Inspeção Municipal) da Queijaria / FOTO: ACERVO PESSOAL

O leite utilizado para fabricação dos queijos é produzido na própria fazenda, cerca de 200 litros por dia. Eles produzem queijo artesanal de leite de vaca e leite de cabra (cru) e a maturação dos queijos é de 7 a 15 dias.

Uma curiosidade, é que entre fevereiro e março acontece o período de de estação da monta de suas cabras, que é uma estratégia de manejo que concentra a atividade reprodutiva. Portanto, neste período, as cabras precisam descansar para iniciar o novo ciclo de produção de leite.

Sendo assim, a produção dos queijos de cabra ficam suspensas durante 60 dias para que eles possam ter uma melhor homogeneização do rebanho e controle nutricional das cabras recém nascidas.

Queijo Boursin produzido com receita 100% original, com sabor e acidez marcantes e textura ultra cremosa. 
Foto: Arquivo pessoal

Mas, eles não param durante este período, estudam e planejam para trazer os melhores produtos desse leite tão rico e nutritivo para os consumidores.

“Aqui na Queijaria São Francisco seguimos e respeitamos o tempo dos animais e da natureza. Para nós, tem que ser assim.” disse a produtora.

Queijos produzidos a partir do mais puro leite.
Foto: Arquivo pessoal

A estrela da Queijaria São Francisco é o queijo Limoeiro, um queijo macio, de sabor marcante com um leve adocicado. Ele foi premiado com medalha de bronze no Mundial do queijo em 2022, entrando para a lista de terceiro melhor queijo do mundo. “A medalha veio para fortalecer ainda mais o nosso compromisso de produzir queijo de qualidade.”

Queijo Limoeiro: queijo de leite cru e fermento natural ganhador da medalha de bronze no Mundial do queijo em 2022.
Foto: Arquivo pessoal

Produtores: Monique, Meire e Edmilson
Endereço: Fazenda São Francisco, Palmeiras 03 Zona Rural, Amargosa – BA, 45300-000
Contato: (75) 99935-7104
E-mail: queijariasf@abaitello
Instagram: @queijariasaofrancisco

Adoraríamos saber o que achou!

A sua Classificação para este associado SertãoBras

angry
crying
sleeping
smily
cool
Procurar

Seu comentário é recomendado para ser pelo menos de 140 caracteres

image

Funcionamento
  • segunda09:00 - 17:00
  • terça09:00 - 17:00
  • quarta09:00 - 17:00
  • quinta09:00 - 17:00
  • sexta09:00 - 17:00
image

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas. Nosso site funciona como um thinktank, ou seja, uma usina de ideias para as questões dos pequenos produtores rurais brasileiros.

Blog Paladar Estadão

Inscreva-se no Correio do Queijo

SerTãoBras © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MKT Masters