Em primeira mão a Sertãobras revela a última conquista do nosso entusiasta do queijo: aquisição de um imóvel rural de 11ha, a 1600m de altitude, no bairro Companhia em Alagoa. “Agora eu não sou mais só comerciante de queijo, sou produtor rural, tenho as minhas vacas, era um sonho antigo que tornou-se realidade graças a Deus! Em breve teremos novidades deliciosas” promete o empreendedor Osvaldo Martins de Barros Filho, da loja Queijo D’Alagoa-MG.
Depois de dez anos vendendo queijo pela internet, desde 2009 quando teve a idéia para ajudar produtores da região, Osvaldo já progrediu a olhos vistos.
Aliança com os produtores
Márcio Martins de Barros, da Fazenda 2M no Bairro Companhia conta da dificuldades enfrentadas antes da parceria com Osvaldo. “Era muito difícil. O preço oscilava e era a conta das despesas. Um dia, num momento complicado, procurei o Osvaldinho e implorei para ele comprar meu queijo. De lá pra cá, nossa vida melhorou muito. Hoje somos valorizados. Temos importância. O queijo foi pra França. Pra tudo quanto é lado. Construímos uma queijaria nova. Conseguimos reformar nossa casa e agora vamos trocar de carro. Toda noite rezo pelos meus filhos e pro Osvaldinho também!” relata Márcio.
Dirce faz queijo desde solteira. “Foram muitas tentativas, com vitórias e derrotas, trabalhamos em família por uma vida inteira com um único objetivo de fazer o queijo cada dia melhor, sempre com muito amor e dedicação. Hoje me sinto no grupo das mulheres que vencem obstáculos. Temos todo cuidado com o gado para garantir qualidade, isso me faz querer sempre fazer o melhor”.
Fazendo crescer a cidade
“Com o reconhecimento do queijo de Alagoa a economia a cidade está crescendo. Aumentou o fluxo de veículos e eu pude investir na parte visual do posto e da loja e melhoria desse público diferente que está movimentado nossa querida Alagoa” disse José Lafaiete Corrêa, da Tulio Auto Peças e do Posto de Gasolina Delfim.
Pousadas também são beneficiadas pelo queijo. ” O número crescente de turistas que vem conhecer Alagoa através dos queijos se encantam com a natureza do local. Me ligam pra fazer reserva e dizem que conhecem e seguem pelo instagram do Osvaldinho. Os hóspedes contam que já compraram pelo sedex e que agora querem vir pra vivenciar a produção.”
No quatro trimestre do ano 2018, num curto espaço de tempo, através da Rota do Queijo e do Azeite a QUEIJO D’ALAGOA-MG recebeu 3 ônibus com turistas de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro que viajaram até Alagoa para conhecer a produção do queijo e do azeite, com direito à degustação orientada e almoço mineiro.
Outro depoimento vem do filho do Sr. Ademir Mendes de Andrade, tradicional produtor do Queijo Artesanal de Alagoa 3R, também parceiro da QUEIJO D’ALAGOA-MG. Rafael de Souza Andrade, além de ser dono da loja “Casa Joana”, onde vende rações parar gatos, cães, pássaros, ferramentas e utensílios diversos é também pequeno produtor de leite e relata: “Não posso deixar de testemunhar o quão é importante o trabalho da Queijo D’Alagoa-MG está sendo para o desenvolvimento local, levando o nome da nossa cidade Alagoa, e do nosso principal produto: o Queijo Artesanal Alagoa, a ser conhecido em todo o canto do mundo, através do seu pioneirismo em vender queijo pela internet. E assim atraindo muitos visitantes para nossa cidade. Visita destes que vem aquecendo o comércio local, não só com o comércio de queijos, mas de todos os seguimentos. Então a única coisa que posso dizer é muito obrigado a Queijo D’Alagoa MG pelo seu excelente trabalho.”
O filho do Sô Batistinha voltou a morar com o pai e retomaram a pequena produção – pararam devido o falecimento da Dona Chica – e em parceria com a Queijo d’Alagoa-MG foi lançado o Queijo do Sô Batistinha, apenas 7 peças por dia.
Prêmios e conquistas
Em Junho de 2017, a convite da FAEMG, Osvaldo viajou em missão técnica à França para o Mundial du Fromage de Tours. Levou o queijo Alagoa Grande dos produtores Dirce e Márcio de Barros, curado por Osvaldo e trouxe medalha de bronze!
No mesmo ano, o Queijo Faixa Dourada, também de Dirce e Márcio maturado por Osvaldo, ganhou o Troféu Super Ouro no III Prêmio Queijos Brasil, sendo considerado o Melhor Queijo Artesanal de Leite Cru do Brasil, distinguindo-se de 403 queijos de norte a sul.
Em 2018 o QUEIJO D’ALAGOA-MG ganhou o Prêmio Melhores do Ano realizado pela Revista Prazeres da Mesa.
Outros destaques
- Prêmio de Empreendedorismo e Inovação José Costa concedido pela Fundação Dom Cabral e Diário do Comércio – Troféu Modesto Araújo.
- Prêmio MG Turismo em 2014 à QUEIJO D’ALAGOA-MG entregue em Belo Horizonte.
- Case de sucesso no SEBRAE publicado no Portal G1 em outubro de 2018.
Alagoa, pérola da Mantiqueira
Alagoa é uma cidade de menos de 3 mil habitantes, a mais alta das Terras Altas da Mantiqueira, com altitude da vila à 1.132 metros, seu ponto mais alto é o pico do Santo Agostinho, a 2359 metros. A temperatura é bem fria, muitas vezes negativa durante as noites de inverno. Todos esses fatores aliados, bactérias do solo, tipo de pastagem, a água que a vaca bebe, formam o terroir (tremruá), que interfere muito no sabor do queijo. Significa que o resultado que os produtores conseguem, em matéria de sabor e textura do queijo, não vai ser conseguido em lugar nenhum do mundo, mesmo se a receita for copiada.
O queijo Alagoa é patrimônio histórico cultural municipal registrado no IEPHA/MG. O bisavô de Osvaldo, Jeremias Sene, levava os queijos no lombo dos burros, dentro de canos de bambu, para vender nas cidades. “Se ele fosse vivo, certamente defenderia nosso Queijo Artesanal Alagoa” conta Osvaldo. “Descobrimos ocorrências de queijos vendidos com se fossem de Alagoa, porém não são feitos aqui. O consumidor é enganado comprando gato por lebre” ele se queixa.
[codepeople-post-map]
Contatos:
Site: www.queijodalagoa.com.br (Entrega em todo Brasil)
Instagram: @queijodalagoamg
Facebook: @queijodalagoamg
ZAP DO SAC: 35 998856638
FONE: 35 99828 0359
Queijo d’Alagoa-MG | Rua José Luiz de Siqueira, 352 – Loja Alagoa/MG CEP 37.458-000
Fotos de Arnaud Sperat Czar
12 Comentários
Imensamente gradicido pelo destaque dado ao nosso queijo, à nossa cidade e à nossa história!
Foi uma satisfação muito grande receber a Sertão Bras aqui em Alagoa.
Até mais \o/
Boa Noite;
Sou de SP/SP, tenho interesse em revender queijo (frescal; meia cura, etc.), solicito por favor enviar preços (colocado em SP já c/frete), condições,.
Atenciosamente,
Jair Marchetto
Olá, gostaria de revender queijos de todos os tipos, estou desempregada e procurando um trabalho. Preciso saber aonde encontrar e preços, quais as cidades de minas gerais que eu poderia ir buscar queijos.
Temos queijos canastra e nozinho e tambem temos queijos feito s com leite de bufula
Boa tarde.
Me chamo Eduardo.
Gostaria de negociar a compra de seus queijos para comercio em loja do genero em Divinópolis. Como posso ter acesso?
Gostaria de revender vários queijo poderia mandar lista de preços no atacado
Gostaria de revender seus queijo poderia mandar lista de preços
Boa noite, gostaria de saber preços e frete de queijo para Campina Grande-PB- cep 58428080, grato pela atenção.
boa noite, por favor como faco pra revender seus produtos em minha cidade
Boa tarde sou de americana sp trabalho no ramo a 22 anos gostaria de saber se tem alguém que faz entrega na região
estarei em alagoa amanha gostaria seu endereço ?
Boa noite gostaria q enviasse seu endereco para visitar e comprar seus queijos amigo